Campanha 2022

FUP e FNP rejeitam proposta da ENGIE, que retira direitos dos trabalhadores da TAG

Foto: Divulgação

Após se reunirem na sexta-feira, 06, a FUP e a FNP comunicaram à ENGIE a rejeição da primeira contraproposta apresentada aos trabalhadores que atuam nas linhas de gasodutos operados pela Transportadora Associada de Gás (TAG), antiga empresa do Sistema Petrobrás, que foi privatizada. As entidades também cobraram um calendário de reuniões onde buscarão avançar no processo de negociação.

Os pontos apresentados pela ENGIE na minuta de Acordo Coletivo estão muito aquém do ACT da Transpetro, que é a base da pauta de reivindicações apresentada pelas federações de petroleiros.

A contraproposta da empresa foi levada pelos sindicatos aos trabalhadores da TAG, que referendaram a posição da FUP e da FNP de rejeição e reafirmaram disposição de luta por um Acordo Coletivo que contemple a garantia dos direitos que já haviam sido conquistados pela categoria.

A negociação com a ENGIE deve ser retomada nas próximas semanas, com as federações tensionando para manter as conquistas do Acordo Coletivo da Transpetro. A disposição de luta da categoria será fundamental, assim como o fortalecimento das organizações sindicais, com filiação em massa dos trabalhadores.

[Imprensa da FUP]