Representação sindical

FUP e FNP ouvem demandas dos novos empregados e agendam reunião conjunta com a Petrobrás no dia 18

Dirigentes da FUP recepcionam novos empregados, em atividade realizada pela Petrobrás no Rio de Janeiro/Foto: FUP

A principal questão tratada foi a necessidade de regramento do auxílio pago pela Petrobrás para custear os gastos com moradia e locomoção durante a realização do curso de formação no Rio de Janeiro

[Da imprensa da FUP]

Dirigentes da FUP e da FNP realizaram uma reunião virtual na noite de quinta-feira, 11, com representantes dos trabalhadores concursados, que ingressaram na Petrobrás em dezembro do ano passado. O objetivo foi discutir as demandas dos 236 novos empregados, que estão temporariamente locados no Rio de Janeiro, para realização de cursos de formação na Universidade Petrobras (UP).

A principal questão que tem preocupado esses empregados é a falta de transparência e regramento do auxílio pago pela Petrobrás para custear os gastos com moradia e locomoção durante a realização do curso na UP.

Segundo os concursados, nenhum deles teve a locação alterada desde que ingressaram na empresa, em 04/12/2023. Todos seguem locados na UP. Há também uma série de dúvidas sobre o auxílio que estão recebendo, o que tem gerado muita insegurança entre os trabalhadores que se deslocaram de outras cidades e estados para realizar o curso no Rio de Janeiro.

É o caso, por exemplo, da incidência de imposto de renda sobre o valor que estão recebendo, a falta de informações sobre a periodicidade do pagamento, bem como diferenciações de valores por faixas.  Outra demanda que os novos concursados apresentaram na reunião foi o pagamento da remuneração variável para todos os trabalhadores que ingressaram no Sistema Petrobrás em 2023, sem as restrições de corte feitas pela empresa no abono pago na campanha reivindicatória.

Ao final da reunião, ficou acordado que a FUP e a FNP levarão as demandas dos novos trabalhadores para a Petrobrás, em uma reunião conjunta já agendada para o próximo dia 18.