A FUP e a FNP receberam no dia 20 de abril a contraproposta da ENGIE para o Acordo Coletivo de Trabalho dos petroleiros que atuam nas redes de gasodutos da Transportadora Associada de Gás (TAG). A empresa francesa de energia é a atual controladora da subsidiária da Petrobrás que foi privatizada ao longo dos governos Temer e Bolsonaro. As federações e sindicatos de petroleiros estão em processo de negociação com a empresa, buscando manter a integra do último acordo que foi firmado com Transpetro.
A FUP e a FNP, juntamente com seus sindicatos e assessoria jurídicas, fizeram uma análise preliminar da contraproposta da ENGIE e irão colher sugestões dos trabalhadores, antes de responder formalmente à empresa.
As entidades ressaltam que, apesar dos ataques do atual governo contra a classe trabalhadora, continuarão lutando para manter as conquistas do Acordo Coletivo da Transpetro, buscando minimizar os impactos do desmonte do Sistema Petrobrás sobre os trabalhadores da indústria de petróleo. A garantia da manutenção da representação sindical dos cerca de mil trabalhadores da TAG foi uma conquista importante e que precisa ser valorizada no processo de negociação com a ENGIE.
[Da imprensa da FUP]