Quarta rodada de negociação

FUP e demais entidades cobram proposta da Sest para substituição da Resolução 42 da CGPAR

Os representantes do governo se comprometeram a apresentar na próxima reunião sugestão de texto para uma nova resolução

[Da imprensa da FUP, com informações da Contraf/CUT]

A FUP e demais representações sindicais dos trabalhadores de empresas estatais federais realizaram no dia 31 de janeiro a quarta reunião de negociação com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para construção de um texto alternativo à Resolução 42 da CGPAR.

Na última reunião, realizada no dia 11 de janeiro, as entidades apresentaram uma proposta que encontrou resistência do Ministério da Gestão e Inovação, ao qual a Sest é vinculada.

As lideranças sindicais esperavam que os representantes do governo apresentassem esta semana uma proposta de texto para substituir a Resolução 42. A Sest, no entanto, levou para a reunião apenas alguns pontos que pretende alterar no texto.

Diante do impasse, as entidades sugeriram a revogação da Resolução 42 da CGPAR e que um novo texto seja apresentado pelo governo federal e, a partir da nova sugestão, as entidades dos trabalhadores possam debater e fazer suas proposições, o que foi aceito pela Sest.

O objetivo das entidades é garantir a livre negociação entre empresas e sindicatos no que diz respeito aos benefícios e direitos dos trabalhadores, sem as limitações impostas pelo governo, mas respeitando a governança e a responsabilidade financeira das estatais.

As representações sindicais esperam que na próxima reunião, a Secretaria avance na negociação, dado o compromisso assumido com os trabalhadores de que a Resolução 42 da CGPAR será revogada até primeiro de março.

Veja abaixo o comentário do diretor da FUP, Tezeu Bezerra, que é o representante da entidade nas negociações com a Sest.