Orientações gerenciais sobre oferta de treinamento de especializado a empresas concorrentes

FUP denuncia transferência de conhecimento estratégico na área da geologia da Petrobrás

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviou denúncia ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, relativa à transferência de conhecimento estratégico da estatal na área da geologia, em favor de empresas concorrentes.  Informações repassadas por funcionários do setor alertam que as orientações gerenciais sobre oferta de treinamento especializado configuram a prática ilícita.

Documento emitido pela gerência do setor (EXP/TAGG/AGQ/OGEO-OR, antigo EXP/TAGG/AGQ/OGEO2), a pretexto de oferecer curso de treinamento a trabalhadores da Petrobrás, ministrado por especialistas da própria gerência,  tem, na realidade, o objetivo de transferir informações para capacitar profissionais de empresas que prestam serviços para  as petroleiras concorrentes.

Segundo relatos de empregados da Petrobrás, não se trata de treinamento para atividades já realizadas por profissionais terceirizados. “O curso significa capacitar profissionais de empresas que prestam serviços para todas as outras petroleiras concorrentes, para que estes substituam a presença de geólogos da Petrobrás nas plataformas, o que envolve informações estratégicas sobre aperfeiçoamento em descrição de amostras de calha, interpretação de perfis e estratégias para caracterização de reservatório e parada de poços após perfuração da seção evaporítica.”

Para Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, “a situação é grave; estamos falando de geólogos terceirizados atuando em momento crítico do projeto de perfuração de poços e em circunstâncias que impactam diretamente na qualidade de aquisição de dados e na segurança da operação, podendo até mesmo resultar em perda do poço, o que configura prejuízo incalculável”.

Bacelar destacou que este conhecimento foi adquirido a muito custo e ao longo de anos de vivência operacional por parte da equipe de perfuração da Petrobrás. “Tratam-se de informações e estratégias operacionais que ainda não são totalmente conhecidas por outras empresas que atuam e atuarão no pré-sal. Portanto, um conhecimento desejado pelas concorrentes, que visam obtê-lo a partir da contratação desses profissionais treinados pela própria Petrobrás”.

A FUP cobra revisão nas demandas gerenciais, que devem seguir valores de ‘compliance’ e segurança da informação, aspectos primordiais que a empresa deve cuidar. “A geologia da Petrobrás carrega imensa responsabilidade técnica e estratégia operacional, é reconhecida mundialmente pela expertise adquirida ao longo dos anos, e isso se deve à vivência operacional dos seus geólogos que atuaram e atuam tanto na pesquisa como na perfuração”, ressalta o dirigente da federação.