De volta à Bahia

FUP comemora possível parceria da Petrobrás com o Fundo Mubadala, na operação da Rlam e no desenvolvimento de biorrefinaria

Foto: Agência Petrobras

“É a Petrobrás voltando para onde tudo começou”, afirma FUP, que celebra possível parceria que permite a volta da Petrobrás à Bahia

[Da Assessoria da FUP]

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) comemorou a notícia desta sexta-feira, 22, a respeito de parceria estratégica proposta pelo Fundo Mubadala à Petrobrás, para o possível desenvolvimento conjunto de uma biorrefinaria e a volta da estatal à operação da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), chamada hoje de Refinaria Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia.

“Uma notícia da maior relevância. Tive a oportunidade de entrar na Petrobrás em 2006, justamente na Rlam”, lembra Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP. “É muito emocionante essa conquista anunciada às vésperas do final do ano, o primeiro ano do governo Lula. Muitos trabalhadores sofreram profundamente com a privatização da Rlam”, diz ele, comovido. “É a Petrobrás voltando para onde tudo começou”.

Bacelar destaca que o presidente Lula está cumprindo suas promessas de campanha, junto com Jean Paul Prates à frente da Petrobrás. “O presidente da República disse que iria suspender as privatizações e avançar para possíveis reestatizações do que foi vendido no governo anterior, principalmente dos ativos da Petrobrás”, destacou ele.

Bacelar lembrou que este foi um ano difícil, de reconstrução, mas, finalmente, a Petrobrás está começando a organizar suas operações para ter uma nova jornada pela frente, firme, consistente, sem traumas. “O convite do fundo Mubadala é muito importante, um grande passo. Ele inclui no processo a transição energética com o biorrefino, possivelmente com carnaúba e outras fontes, e com o envolvimento da agricultura familiar, da interiorização da produção, com a refinaria participando disso como uma grande máquina processadora”.

A Petrobrás informou, em nota, que recebeu comunicação da Mubadala Capital propondo a formalização de discussões recentes sobre a formação de potencial parceria estratégica. “A iniciativa tem como escopo negócios voltados ao refino tradicional, bem como o desenvolvimento de uma biorrefinaria, ambas no Estado da Bahia.”, diz o documento.

Confira o recado do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar: