25 anos da Transpetro

FUP comemora intenção da Transpetro de renovar frota de navios no Brasil

Foto: Vanor Correia/Agência Petrobrás

A renovação da frota de navios petroleiros da Transpetro, com encomendas à indústria nacional, foi tratada nesta segunda-feira, 12, durante evento de celebração dos 25 anos da subsidiária da Petrobrás, realizado no Terminal da Baía da Ilha Grande – TEBIG, em Angra dos Reis (RJ), com a participação dos presidentes da Petrobrás, Jean Paul Prates, e da Transpetro, Sergio Bacci.

“Estaremos no caminho da retomada da indústria naval brasileira, que permitirá revitalizar os estaleiros nacionais com encomendas, geração de emprego e renda no país”, comemorou o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, também presente ao encontro, após receber a informação de que a Transpetro vai buscar renovar sua frota própria de navios no Brasil. A empresa tem atualmente um total de 36 embarcações, sendo 26 próprias e o restante afretado.

Para viabilizar o projeto, será realizada ainda nesta semana reunião com as diretorias do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval) e da Petrobrás. Na ocasião, será apresentada a capacidade de construção de sondas, navios e plataformas pelos estaleiros brasileiros, bem como a possibilidade de eles fazerem a manutenção dessas embarcações. A Transpetro criou um grupo de trabalho para discutir o plano de retomada da construção de navios no Brasil.

No evento, foi dito ainda que a Transpetro se prepara para o processo de transição energética justa. Além de qualificar seus trabalhadores, vai incluir nos próximos concursos públicos exigências de cursos específicos nessa área.

Mudanças tecnológicas importantes estão sendo feitas e sinalizadas pela Transpetro, que já realizou testes em navios com o uso de 20% de bio óleo, junto com óleo bunke. Tem embarcações passando por adaptações em sistema que permite maior eficiência com a economia de óleo bunker e processo de descarbonização. Há ainda navios sendo ajustados para o maior transporte de cargas de combustíveis verdes, de biocombustíveis.

Durante a celebração, o presidente da Petrobrás disse que a Transpetro, a maior empresa do setor da América do Sul, responsável por operar embarcações, terminais e dutos para atender à estatal, poderá vir a prestar serviços também para outras empresas. Destacou também a perspectiva de investimentos em terminais existentes, em parceria com a Petrobrás.