Transição democrática

FUP cobra que plano estratégico da Petrobrás 2023-2027 seja elaborado pela gestão entrante

Foto: Ricardo Stuckert

Após o resultado da eleição presidencial do dia 30 de outubro, que deu a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) a FUP enviou nota à presidência da Petrobrás, pedindo que a estatal se envolva e contribua no processo de transição democrática de governo e colocando importantes reivindicações para o futuro da Petrobrás, do Brasil e da categoria petroleira.

Nesta quinta-feira (10/11) a Federação enviou novo ofício, cobrando respostas e reafirmando as demandas colocadas. A FUP requer que a gestão da Petrobrás determine “a imediata suspensão até que os representantes do novo governo se posicionem” dos seguintes pontos: 

A – Processos de privatização; 

B – Alterações nos regulamentos dos planos de previdência e no benefício saúde; 

C – Processos de transferência em massa de trabalhadores; 

D – Aprovação do Plano Estratégico da Petrobras – PE 2023-2027

A Federação entende a importância da transição democrática neste momento histórico do Brasil, e por tanto, acredita que o Plano Estratégico da Companhia 2023-2027 seja realizado a partir das orientações e prioridades estratégicas dos representantes do governo eleito.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar afirmou: “É fundamental que neste processo de transição democrática seja respeitada a vontade popular, que escolheu nas urnas um projeto diferente para a Petrobrás e para o Brasil”.

Para Bacelar, “Não é razoável que continue o processo de desmonte da empresa no apagar das luzes de um governo que trabalhou sem pausa para destruí-la, assim como é um absurdo que o Plano estratégico da Companhia seja elaborado por uma gestão que está de saída”.

Veja o documento do ofício entregue pela FUP à gestão da estatal:

DNE 078-2022 -Processo de transição – PE 2023-2027 (2)