Pendências atuais e cobranças antigas

FUP cobra da Petrobrás pontos não resolvidos do ACT passado

Diretores da FUP retomaram hoje, 02/02, as cobranças com relação a alguns pontos do ACT (mediação no TST de 2019 e/ou do ACT de 2020), que ficaram pendentes em reuniões passadas. Depois de várias tentativas de resolução por parte da Federação, o objetivo da reunião de hoje foi o de intensificar a relevância das pautas, enviadas anteriormente por DNE, e construir um calendário para tratar cada tema detalhadamente em reuniões específicas.

O desdobramento dos temas (veja na integra o DNE) acontecerá em reuniões inerentes aos seguintes pontos:

  1. HETT | A Petrobrás e suas subsidiárias devem retomar o pagamento da Hora Extra da Troca de Turno pela Média, através de novas medições por unidade, com a participação dos representantes dos trabalhadores. A empresa se comprometeu a fazer levantamento há 13 meses, mas ainda não apresentou.
  2. Trabalho Remoto | A FUP e sindicatos apresentaram estudo com proposta detalhada para a relação de trabalho dos empregados em trabalho à distância, aplicável a todas as situações e jornadas não presenciais.
  3. Banco de Horas | Proposta apresentada pela FUP e sindicatos engloba dois itens, o Saldo de “banco de horas” anterior ao acordo coletivo de 2019 e o Saldo AF.
  4. Negociação do Efetivo | A concepção do “Fórum de Efetivo”, previsto no acordo coletivo da categoria, é de um espaço de diálogo e formulação de políticas e práticas a serem adotadas pelo Sistema Petrobrás para sua gestão de efetivo, principalmente com vistas à segurança das pessoas e às melhores condições possíveis de realização do trabalho.

Além dos pontos destacados acima, acontecem de forma permanente os encontros com a comissão da AMS e de SMS.

Vale lembrar que em reunião realizada no ano passado (14/12), o novo Gerente Executivo de RH, representando o Presidente da Petrobrás, manifestou que haveria uma nova postura do RH em relação ao movimento sindical. Assim, a direção da FUP reitera a expectativa que, de fato, haja espaço para a construção de regras que considerem a necessidades da Companhia, mas também a dos trabalhadores.

Para as próximas reuniões (o calendário será divulgado ainda esta semana) a ideia é obter as respostas da empresa o mais rápido possível para prosseguir na discussão e acompanhamento do próximo acordo coletivo.

dne009-2022