Qualidade de vida

FUP aproxima Petrobrás à Fundacentro em benefício da saúde dos trabalhadores

Representantes da FUP, Fundacentro e gerência de SMS da Petrobrás se reuniram hoje, 04/09, com intenção de trocar informações e firmar parcerias nas áreas de pesquisa e formação que visam a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadores.

A iniciativa da FUP, de aproximar Petrobrás e Fundacentro, tem base numa questão urgente que retrata o momento delicado da saúde dos trabalhadores Cibele Vieria, diretora da FUP e Sindipetro SP, apontou um caminho. “É preciso um aprofundamento na pesquisa e no tratamento da saúde mental dos empregados da Petrobrás, há necessidade de um diagnóstico e de saber como tratar. Este tema é muito relevante e urgente devido aos processos que a Petrobrás foi submetida nesses últimos anos, mas também foram abordadas outras possíveis linhas de pesquisa.

O presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, destacou que a importância da atuação conjunta do governo, os trabalhadores e empresários. A Fundacentro atualmente trabalha em quase 40 linhas de pesquisa.

A Diretora Executiva de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti apontou o interesse da Petrobrás de firmar acordo com a Fundacentro ao considerar as mudanças que se apresentam pela frente na área de transição energética e como isso pode impactar a saúde e segurança dos trabalhadores no futuro próximo.

Miriam Cabreira, diretora da FUP e do Sindipetro RS destacou a importância da Petrobrás, enquanto empresa estatal, ser um bom exemplo para as demais empresas ao valorizar uma instituição governamental séria como a Fundacentro que produz excelente material de pesquisa.

Na próxima reunião a equipe de saúde mental da Petrobrás se reunirá com pesquisadores da Fundacentro.

 

Sobre a Fundacentro

Criada oficialmente em 1966, a Fundacentro teve os primeiros passos de sua história dados no início da década, quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no Governo e entre a sociedade. Já em 1960, o Governo brasileiro iniciou gestões com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro.
A Fundacentro está presente em todo país, por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 Estados e no Distrito Federal. Atuando de acordo com os princípios do tripartismo, a Fundacentro tem no Conselho Curador sua instância máxima. Nele estão representados, além do governo, os trabalhadores e empresários, por meio de suas organizações de classe.
O ineditismo e a importância de seus estudos deram à Fundacentro a liderança na América Latina no campo da pesquisa na área de segurança e saúde no trabalho. A Fundacentro foi designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser colaboradora da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Fundacentro faz parte da estrutura organizacional do Ministério do Trabalho e Previdência, conforme Decreto n° 10.761, de 2 de agosto de 2021, publicado no Diário Oficial da União (DOU).