A Federação Única dos Petroleiros participou nesta terça-feira (4), do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira na Câmara dos Deputados, em Brasília, que tem como objetivo reunir iniciativas públicas e privadas que contribuam com o desenvolvimento econômico e social do país a partir da expansão das cadeias produtivas geradas pelo setor naval.
Cordenada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), a Frente também conta com a direção executiva dos deputados Carlos Veras (PT-PE), Jandira Feghali (PcdoB-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP).
Representando a FUP, a presidenta do Sindipetro Rio Grande do Sul, Miriam Cabreira, falou sobre a resistência dos petroleiros ao desmonte feito na empresa pelos últimos governos. “Foram muitos anos de luta e resistência para tentar segurar a privatização da Petrobrás, para tentar segurar o desmonte da Petrobrás e as consequências desse desmonte. Durante esses seis anos, usamos na nossa luta o grito de guerra ‘Defender a Petrobrás, é defender o Brasil’, por que nós sabemos o papel importante que tem a Petrobrás como indutora desse desenvolvimento”.
Miriam também afirmou que a categoria petroleira está pronta para a retomada da industrialização do país. “Esse governo é um governo em disputa, tem muita sabotagem em alguns setores, e nós estamos com a energia para fazer a Petrobrás voltar a ter o papel que ela tinha ao longo dos governos Lula. Então contem com a categoria petroleira para trazer a Petrobrás de volta para servir o Brasil”.
Presente no evento e otimista em relação à retomada da indústria naval no país, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, disse que a expectativa é que até o final do ano sejam construídos navios “com bandeira brasileira, em estaleiros brasileiros, e com mão de obra brasileira”.
Outras lideranças ligadas à pauta manifestaram-se durante o evento, como o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico; o representante da Petrobras, João Paulo Madruga; o vice-presidente do Sinaval, Fábio Vasconcellos, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Danilo Giroldo; deputados federais, representantes do município do Rio Grande, da Marinha e de outras instituições, todos enaltecendo a relevância da Frente Parlamentar para o atual momento do país.