Reunião com o EOR

Explosão de Covid na Petrobras: Rio de Janeiro responde por 60% dos 1.500 trabalhadores infectados

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em nova reunião com a FUP, gestão da Petrobrás confirma que cerca de 1,5 mil petroleiros estão com Covid, sendo que 900 deles se contaminaram no estado do Rio de Janeiro. Na primeira quinzena de dezembro, eram 19 os casos confirmados de Covid na empresa

[Da comunicação da FUP]

Em reunião nesta quinta-feira, 27, com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados, o grupo de Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) da Petrobrás confirmou a existência de cerca de 1,5 mil trabalhadores próprios contaminados pela Covid-19 nas unidades da Petrobrás em todo o país, sendo 1.363 confirmados em diferentes situações e 121 deles na “triagem positiva” (quando o teste é feito pela empresa antes do embarque e antes do início dos turnos).

Do total de casos confirmados, 900 estão no Estado do Rio de Janeiro, sendo 548 no Norte Fluminense, onde está a maior parte das plataformas de petróleo (unidades offshore). Em seguida, vem São Paulo, com 110 casos confirmados, Espírito Santo (88) e Bahia (70).

Para efeito de comparação, em 15 de dezembro de 2021, eram 19 os casos confirmados de contaminação por coronavírus na empresa. Permanece em 59 o total de óbitos desde o começo da pandemia e são três os trabalhadores hospitalizados.

Leia também: Pesquisa da Firjan e Fiocruz mostra que variante Ômicron é predominante entre trabalhadores da indústria

Em função de cobranças da FUP, esta é a segunda reunião, este ano, entre sindicalistas e a equipe de EOR da Petrobrás. Os petroleiros querem encontros permanentes entre as partes para o monitoramento conjunto da pandemia, diante da explosão de casos decorrente do avanço da variante Ômicron.

O responsável de Logística Offshore da Petrobrás, Alex Murteira Celem, disse que a empresa está ampliando a frota de helicópteros para agilização dos desembarques nas unidades marítimas. Estariam sendo contratadas quatro aeronaves, duas delas para serem utilizadas imediatamente e as demais entrando em operação em 5 de fevereiro. “A logística é complexa, tendo que casar também com o total de vagas sanitárias em hotéis”, afirmou o representante da Petrobrás, informando haver 22 pilotos e copilotos afastados do trabalho por contaminação por Covid.

Pelos números apresentados pela empresa, 195 trabalhadores estão desembarcando das plataformas nesta quinta-feira (27), número acima da média da última semana de 173 desembarques sanitários por dia.

“Entendemos toda a problemática da logística, mas o fato é que a prática está se revelando ineficaz”, afirmou o diretor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da FUP, Antonio Raimundo Teles, reclamando de demora no processo de desembarque dos trabalhadores suspeitos e confirmados de Covid-19 que nas plataformas offshore.

Uma das reivindicações da categoria é que as representações sindicais participem de reuniões das EORs regionais da Petrobrás.