Acompanhe pelo YouTube

É nesta sexta, às 19h: Encontro com a categoria discute pontos reivindicados no ACT

Em live, a ser transmitida nesta sexta, dia 9/9, às 19 horas pelo YouTube, diretores da FUP falarão à categoria petroleira sobre o avanço conquistado além de responder às dúvidas dos petroleiros e petroleiras que participarem pelo chat.

O Conselho Deliberativo da FUP indicou a aprovação da quarta contraproposta apresentada pela Petrobrás, Transpetro, PBIO, TBG e TermoBahia. Uma batalha vencida com luta e organização sindical, em que os petroleiros conseguiram inviabilizar a cartada final da gestão bolsonarista contra o ACT.

» Leia também: Assembleias no Sistema Petrobrás começam com aprovação em massa da quarta contraproposta conquistada

Desde o início, a FUP afirmou que o ritmo da campanha é definido pelos trabalhadores, conforme a evolução da negociação. Não cabe à gestão da empresa impor data limite para o fechamento do ACT e muito menos querer tutelar a vontade soberana da categoria, chantageando e ameaçando os trabalhadores.

As direções sindicais buscaram no processo de negociação avanços em pontos considerados fundamentais, principalmente a proteção contra as demissões sem justa causa. Respaldada pela resistência da categoria, a FUP construiu diversos canais de interlocução para garantir a manutenção do processo de negociação com a gestão da Petrobrás e os avanços cobrados pelos trabalhadores.

Preservar o Acordo Coletivo de Trabalho sob um governo fascista e avançar nos pontos elencados pela categoria como prioritários só foi possível com a resistência dos trabalhadores e a consolidação de um novo horizonte político que aponta para uma configuração de forças mais favorável aos trabalhadores.

 

[Matéria atualizada nesta sexta, às 10h]