Compromisso

Em reunião com representantes do setor, Lula reafirma promessa de reativar Indústria Naval

Foto: Ricardo Stuckert.

Em encontro realizado em Brasília, presidente da República se comprometeu a retomar a indústria naval do país; FUP participa da reunião

[Da Comunicação da FUP]

Na tarde desta quarta-feira (20/03), foi realizada uma importante reunião entre o presidente Luíz Inácio Lula da Silva, os representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira e as representações das instituições que compõem o Fórum em Defesa da Retomada da Construção Naval, dentre as quais a Federação Única dos Petroleiros (FUP), representada pelo seu coordenador geral, Deyvid Bacelar. O encontro foi solicitado pelos deputados federais líderes da Frente Parlamentar: Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) (Presidente e vice-presidente, respectivamente).

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira.
Foto: Ricardo Stuckert

Na reunião foi abordada a necessidade de revitalização da Indústria Naval brasileira, o que implica a criação de um novo marco regulatório que garanta a proteção dessa indústria, assim como também que a Petrobrás e outras empresas de petróleo façam suas encomendas no Brasil, demandando os estaleiros nacionais.

Essa é uma luta que a categoria petroleira tem travado com convicção e firmeza. Na última sexta-feira (15), os petroleiros e petroleiras, junto a outras categorias de trabalhadores como os marítimos e os metalúrgicos, realizaram um ato frente ao Edifício Senado (Edisen) da Petrobrás, onde cobraram a recuperação do setor e se manifestaram contra os afretamentos ilimitados de navios estrangeiros que a Petrobrás vem fazendo há anos.

Não foi sempre essa a realidade do setor, que cresceu, em média, 19,5% ao ano entre 2003 e 2013. As políticas públicas desse período garantiram ao Brasil, através de seus estaleiros, a construção de 19 plataformas de produção offshore total ou parcialmente construídas no Brasil. O impacto dessas políticas promoveu um salto de 1.900 para 82.000 empregos diretos, mais de 180.000 indiretos, com mais de 16 bilhões pagos em salários, além de outros benefícios.

Compromisso com a retomada

Durante a reunião, que ocorreu na quarta-feira no Distrito Federal, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez um breve apanhado do que está sendo feito e que ainda pode ser realizado na Casa Civil, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e no Ministério da Fazenda. Segundo os participantes, Lula recebeu muito bem as demandas apresentadas e se comprometeu a promover e viabilizar essa revitalização, além de entender que esta é uma pauta presente no Plano de Governo, aprovado pela população nas urnas.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, participou da reunião em representação da entidade.
Foto: Ricardo Stuckert.

O presidente Lula sinalizou que a Petrobrás precisa cumprir a sua função social com o povo brasileiro e contribuir para gerar riqueza e empregos em nosso país. Destacou também que a visão dos dirigentes de uma empresa com essas características não deveria ser unicamente a geração de dividendos para os acionistas e afirmou que a construção naval e a Marinha Mercante nacionais não podem ser desprezadas pela estatal.

Os trabalhadores foram representados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos Conttmaf (CONTTMAF) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM). A patronal participou com representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e da Transpetro.