RECONSTRUÇÃO

Em reunião com presidenta do PT, FUP e sindicatos reforçam urgência de retomada da Fafen-PR e recuperação do parque de refino da Petrobrás

A deputada Gleisi Hoffmann reconheceu reafirmou que a reabertura da Fafen-PR é prioridade do governo Lula

[Da imprensa da FUP]

Dirigentes da FUP e de seus sindicatos se reuniram na segunda-feira, 09, com a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann. O objetivo foi reforçar os compromissos assumidos pelo partido e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de retomar os investimentos no parque de refino da Petrobrás e reabrir a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Araucária, no Paraná, estado de origem da deputada.

Participaram da reunião o diretor da FUP, Gerson Castellano, o diretor da FUP e presidente da ANAPETRO, Mário Dal Zot, o diretor da CUT e do Sindipetro PR/SC, Roni Barbosa, o coordenador do Sindipetro AM, Marcus Ribeiro, o diretor do Sindiquímica Paraná, Santiago Santos, além de assessores da FUP.

A FUP tornou a ressaltar a importância do setor de fertilizantes para a soberania alimentar do país, lembrando que esse foi, inclusive, um dos pontos citados pelo presidente Lula em seu histórico discurso de posse. A retomada da Fafen-PR e das demais plantas de fertilizantes nitrogenados pelo Sistema Petrobrás foi assumida como compromisso de governo durante a eleição e uma das prioridades apontadas pela equipe de transição do setor energético.

A presidenta do PT reconheceu a urgência dessa pauta e reafirmou que a reabertura da Fafen-PR é prioridade do governo Lula.

Outro ponto de destaque da reunião foi a urgência de recuperação do parque de refino da Petrobrás, que tem importância estratégica para a reconstrução da empresa e do país, dada a urgência de se garantir a autossuficiência na produção de derivados de petróleo e, consequentemente, o abrasileiramento dos preços dos combustíveis, um dos principais compromissos do presidente Lula.

Durante a reunião, a FUP e seus sindicatos também tranquilizaram a presidenta do PT sobre a preservação das instalações da Petrobrás ante as ameaças dos golpistas terroristas, que planejavam ocupar as refinarias, na tentativa de aumentar o caos no país, após as invasões bárbaras que fizeram em Brasília no domingo. Os dirigentes informaram as ações sindicais que estão sendo tomadas para manter a normalidade das unidades, reforçando o compromisso da categoria petroleira com a soberania nacional e a democracia.