Defesa da Indústria Naval

Diretor da FUP recebe homenagem dupla no Rio Grande do Sul

Joacir Pedro recebeu o grau de comendador da cidade de Rio Grande (RS)

Joacir Pedro, diretor da FUP com ativo papel na defesa da indústria naval, recebeu duas honrarias no seu Estado pela sua destacada atuação social e sindical

[Da Comunicação da FUP]

Essa foi uma semana de reconhecimentos para a atuação do dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Joacir Pedro. Reconhecido pelo seu destaque à frente da luta pela reconstrução da Indústria Naval brasileira obteve duas condecorações em municípios do sul do país. Natural de Ararangua, Santa Catarina, Joacir mudou desde muito cedo para Tramandaí, no Rio Grande do Sul, onde reside até hoje. Em 1975 começou sua jornada na marinha brasileira e em 1979 passou a integrar as filas da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape). Diretor da FUP em diversas ocasiões desde 2005, é membro da Frente Parlamentar em defesa da Indústria Naval, tem tido uma destacada atuação à frente das articulações para a recuperação dessa importante indústria, para a reativação de estaleiros e a geração de empregos.

Atuação reconhecida

WhatsApp Image 2026-02-19 at 22.20.45 (1) WhatsApp Image 2026-02-20 at 13.01.09 WhatsApp Image 2026-02-19 at 22.20.45 (2)
<
>
Joacir Pedro recebe título de cidadão São Lourenciano.

Na quarta feira (18), Joacir Pedro recebeu na câmara de vereadores de São Lourenço do Sul (RS) o título de “Cidadão São Lourenciano”, pela sua atuação em representação da FUP na defesa dos marítimos da região. O evento contou com a presença da presidenta do Sindipetro RS, Miriam Cabreira, e demais diretores do sindicato.

No dia seguinte, na quinta-feira (19), o dirigente recebeu o grau de comendador da cidade de Rio Grande (RS), premiado com a medalha Silva Paes, que leva o nome do fundador do Município. O evento, que ocorreu na data em que Rio Grande, o município mais antigo do sul do país completa 289 anos, homenagem a atuação do diretor da FUP, da federação e da Frente Parlamentar na encomenda por parte da Transpetro da construção de gaseiros no estaleiro Rio Grande, que tem um potencial de geração de 9 mil empregos.

WhatsAppImage20260219at19.21.401771543901296_foto WhatsApp Image 2026-02-20 at 13.00.20 WhatsApp Image 2026-02-20 at 13.00.21 WhatsAppImage20260219at19.21.1411771543914403_foto
<
>
O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) também foi condecorado pela sua atuação em defesa da Indústria Naval.

Joacir Pedro afirma: “É uma grande honra para mim receber essas homenagens, que são reconhecimentos a minha atuação na Frente Parlamentar em defesa da Indústria Naval, mas também ao trabalho coletivo da FUP, que tem lutado com muita intensidade para a recuperação dessa indústria tão importante para o desenvolvimento do país, para a soberania nacional e para a geração de empregos”.

E acrescenta: “esse tipo de reconhecimentos e de homenagens são importantes porque são um incentivo para continuar essa luta com maior empenho até a plena recuperação da ndústria naval e o seu amplo fortalecimento”.