Confira a programação da IX Plenafup, que começa nesta quinta, às 14h

Começa nesta quinta-feira, 12,  às 14h, a IX Plenária Nacional da FUP, que será realizada virtualmente, com a maior parte das atividades realizada em salas de videoconferência da plataforma Zoom, para garantir a devida segurança em tempos de pandemia aos cerca de 150 petroleiros e petroleiras que participarão do evento. O tema da plenária é “Energia para reconstruir o Brasil”, o que já adianta a importância dos debates que serão feitos pela categoria petroleira.

A cerimônia de abertura contará com um pronunciamento em vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará uma análise política da atual situação que o Brasil se encontra e, em particular a Petrobrás e outras empresas estatais que estão sendo desmontadas e privatizadas pelo governo Bolsonaro. A solenidade terá início às 16h, com transmissão pelos canais da FUP no Youtube e no Facebook.

Antes, será realizada, às 14h, a eleiçlão da mesa diretora que irá conduzir os debates durante a plenária, com aprovação do regimento interno.

Ainda nesta quinta, será realizada, às 18h, primeira das cinco mesas temáticas da Plenafup – “Fascismo e Democracia (a que queremos)” – com participação da jurista Kenarik Boujikian, da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e do jornalista Luis Nassif, editor do site de notícias GGN. Os debates prosseguem até domingo, 15, quando os petroleiros e petroleiras se dividem em grupos de trabalho para discutir temas da categoria e do Sistema Petrobrás. Saiba mais aqui.

“A 9ª Plenafup terá debates fundamentais, tanto nas mesas temáticas, quanto nos trabalhos em grupo. O desafio dos petroleiros e das petroleiras é discutir formas de organização para enfrentamento ao fascismo e uma agenda de construção de propostas para o Brasil que queremos e uma Petrobrás protagonista destas mudanças”, afirma o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.


Leia também: Com o tema “Energia para reconstruir o Brasil”, IX Plenafup discutirá projetos para o Brasil e a Petrobrás


A Plenafup é realizada anualmente no intervalo entre os Congressos da FUP (Confup), que acontecem a cada três anos. Veja abaixo a programação completa:

[Imprensa da FUP]