Unidade petroleira

Com mais de 80% dos votos, Chapa 1 é eleita para a diretoria do Sindipetro Caxias

Após dez dias de votação, foi encerrada nesta sexta (04) a eleição para a nova diretoria do Sindipetro de Duque de Caxias, com um resultado histórico que referenda a luta nacional pela unificação da organização sindical petroleira. Com mais de 80% dos votos, as trabalhadoras e os trabalhadores elegeram a Chapa 1, que tem à frente o atual diretor do sindicato, Thalles Cahon Leopoldo. Ambas as chapas que concorreram foram compostas por membros da atual diretoria da entidade.

A FUP e seus sindicatos parabenizam a Chapa 1, que conquistou a maior votação em uma eleição do Sindipetro Caxias desde 1992. Parabenizamos também a categoria petroleira pelo significativo comparecimento às urnas, o que fortalece a luta nacional pela unificação da FUP e da FNP em uma só federação sindical.

Veja a mensagem do diretor da FUP, Pedro Augusto:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FUP (@fupbrasil)

Veja a nota do Sindiptro Caxias:

Encerrou-se na tarde de sexta-feira, 4 de abril, a apuração das eleições para a diretoria do Sindipetro Caxias, triênio 2025-2028. Com mais de 1112 votos (3 a mais que o quórum exigido), a categoria escolheu com comparecimento histórico às urnas a Chapa 1 – Recontrução | Unificar as Federações. Eleita com 894 votos (80,4%) contra 194 (17,45%) para a Chapa 2 – Em Defesa do Sindipetro Caxias, a chapa 1 defende que as federações FUP e FNP reunifiquem-se em uma nova federação. A chapa eleita obteve a maior votação de uma chapa desde 1992.

A eleição foi marcada pela construção da Greve Nacional de 24h aprovada e conduzida de forma unitária entre FUP e FNP para o dia 26 de março, dia do aniversário de 63 anos do Sindipetro Caxias. O sindicato parou a REDUC neste dia com mais de 90% de adesão da categoria, em meio à disputa eleitoral. As urnas foram colocadas em frente às unidades em greve para a coleta dos votos dos grevistas e de aposentados que participaram do movimento, em um momento histórico de comemoração dos

Conduzida pelos membros eleitos da Comissão Eleitoral, Jorge Rufino, Rafael Prado e Mateus Ribeiro, a eleição teve garantias democráticas como nunca antes na história do sindicato, com disponibilização de recursos financeiros igualitários para material de campanha para ambas as chapas, assim como disponibilização de carro do sindicato, envio de material via correio para os aposentados, uso comum das instalações do sindicato, acesso a informações, além de liberações sindicais para os diretores de ambas as chapas. A campanha também teve como destaque a realização do primeiro debate online da história do sindicato para esclarecimento da categoria.

A chapa eleita assume o compromisso de brigar junto à categoria, reivindicando ao Sistema Petrobrás a solução para os PEDs, uma PLR justa, regras justas e coletivas para o Teletrabalho, recomposição do efetivo, atenção à saúde e segurança, o turno para a Manutenção e Inspeção, a ampliação do Adicional de Dutos da Transpetro, a defesa da Petrobrás 100% estatal, entre outras demandas.

RESULTADO ELEIÇÕES 2025/2028

Total de votos válidos: 1112 votos
Chapa 1 – Reconstrução | Unificar as Federações: 894 votos (80,4%)
Chapa 2 – Em defesa do Sindipetro Caxias – Unidade para Lutar!: 194 votos (17,45%)
Nulo: 21 votos (1,82%)
Branco: 3 votos (0,26%)

Deixamos aqui nosso especial agradecimento a todos e todas que compareceram às urnas, aos mesários e às mesárias, fiscais e componentes da Comissão Eleitoral que viabilizaram a realização do pleito. Agradecemos especialmente às nossas funcionárias e funcionários que trabalharam para viabilizar a eleição, assim como a organização e realização da Greve Nacional do dia 26 de março.

A atual diretoria parabeniza a chapa eleita, assim como convoca a categoria a participar da Posse da nova Diretoria no dia 9 de abril, dia histórico da posse do sindicato.

SINDIPETRO CAXIAS | 04/04/2025