Com apoio da FUP, cozinha solidária do MST chega às palafitas do Pina, em Recife

O espaço tem capacidade para produção de 500 refeições diárias e foi construído com doações arrecadadas pela campanha Mãos Solidárias, que integra diversos movimentos sociais e sindicais, dentre eles a FUP e o Sindipetro PE e PB

[Da imprensa da FUP, com informações do Brasil de Fato de Pernambuco | Foto:Lucila Bezerra/BdF-PE]

Campanha Mãos Solidárias – Periferia Viva, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Pernambuco (MST), inaugurou, no último dia 05/11, a Cozinha Popular Solidária das palafitas do Pina, uma das comunidades mais pobres da região metropolitna do Recife, construída sobre o Rio Tejipió, entre as pontes Paulo Guerra e Agamenon Magalhães. O espaço tem capacidade para produção de 500 refeições diárias e foi construído com doações arrecadadas pela campanha, que integra diversos movimentos sociais e sindicais, dentre eles a FUP e o Sindipetro PE e PB, que participam desde o início do projeto.

“Parabenizamos a todos e todas por este projeto, que contempla aqueles que necessitam. A FUP é parceira desde o início do projeto”, afirmou Luiz Lorenzon, diretor da entidade e do sindicato, durante a inauguração, lembrando das inúmeras doações de botijões de gás que os petroleiros vêm fazendo há mais de um ano. “Sabemos da importância, principalmente neste período tão crítico que a gente tem vivido, em que o preço do gás está absurdo”, pontuou.

Campanha Mãos Solidárias – Periferia Viva, que distribui cestas básicas e marmitas para famílias em situação de vulnerabilidade, foi lançada durante a pandemia e já atende mais de 50 localidades da Região Metropolitana do Recife.  O projeto foi pensado a partir do contato dos agentes populares de saúde com a comunidade durante a distribuição de marmitas, como conta Paulo Mansan, coordenador da campanha Mãos Solidárias e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). “Vindo para cá a gente se deu conta que tem duas grandes necessidades além da moradia, que é a fome que chega em larga escala e a falta de água. Então estamos tentando resolver a fome, em especial com esse processo da produção de alimentos. É pedagógico trazer os alimentos para a comunidade preparar. A partir desses dois projetos a gente criou este vínculo, esta pertença”, analisa.

Como ajudar

Para contribuir com a campanha Mãos Solidárias/ Periferia Viva e incentivar a criação de diversas outras cozinhas comunitárias pelo estado, a iniciativa está recebendo doações pelo PIX 09.423.270.0001.80.

Saiba mais

Desde o início da pandemia, a Campanha Mãos Solidárias realizou a doação de 690 mil marmitas e 890 mil toneladas de alimentos para quem tem fome de comida e de justiça social. Os alimentos, oriundos de assentamentos e acampamentos da luta por reforma agrária, são preparados no mercado e restaurante-bar Armazém do Campo e em seguida distribuídos em forma de marmitas, pelos agentes populares de saúde; ou enviados para bancos populares de alimentos nas comunidades.

A campanha conta com a parceria do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), do Armazém do Campo Recife, da Arquidiocese de Olinda e Recife, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diversas outras organizações populares, sociais e sindicais.