Nunca mais sem nós

Coletivos de Mulheres da FUP e da FNP realizam Encontro Nacional Unitário entre os dias 23 e 25 de maio, em Cajamar (SP)

Arte: Sindipetro RS

De forma inédita, as duas federações somaram forças para ampliar a luta da categoria petroleira contra todas as formas de opressão de gênero. As inscrições para o Encontro estão abertas até o dia 10 e podem ser feitas diretamente nos sindicatos 

[Da imprensa da FUP]

Com o tema “Nunca mais sem Nós”, os Coletivos de Mulheres Petroleiras da FUP e da FNP estão organizando o primeiro Encontro Nacional Unificado, que será realizado entre os dias 23 e 25 de maio, no Instituto Cajamar, centro de formação sindical da CUT, na região metropolitana de São Paulo.

De forma inédita, as duas federações somaram forças para ampliar as lutas da categoria petroleira contra todas as formas de opressão de gênero. A unidade ocorre em um momento decisivo em que as organizações sindicais estão mobilizadas, buscando a reconstrução de direitos, após um longo período de resistência ao fascismo e à violência nos ambientes de trabalho, cujo impacto foi muito maior para as mulheres e as pessoas LGBTQUIA+.

Os diversos casos de assédio e importunação sexual enfrentados pelas petroleiras nas unidades do Sistema Petrobrás são reflexo de uma gestão machista e autoritária, que silenciava e perseguia as trabalhadoras. “Mais do que nunca, é fundamental discutirmos estratégias unitárias de enfrentamento à opressão de gênero e de fortalecimento das nossas organizações sindicais. As mulheres petroleiras dão um passo fundamental nessa construção, com um encontro unificado”, afirma Patrícia Jesus Silva, coordenadora do Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP e diretora da entidade.

As inscrições para o Encontro estão abertas até o dia 10 e podem ser feitas diretamente nos sindicatos da FUP e da FNP.

 Confira a programação do Encontro: 

Terça-feira, 23/05

9h – Chegada das delegações e credenciamento

12h – Almoço

14h – Solenidade de abertura

16h30 – Mesa 1 – Ascensão da extrema direita e o impacto sobre as mulheres

19h – Jantar 

Quarta-feira, 24/05

8h – Café da manhã

9h – Mesa 2 –  Formas de Opressão e construção social de gênero (político/familiar/trabalho)

12h – Almoço

13h30 – Mesa 3 –  Exemplos de Políticas de Resistência e Combate ao Machismo

17h – Mesa 4 – Instrumentos para a luta contra as opressões existentes na Petrobrás

19h – Jantar 

Quinta-feira, 25/05

8h – Café da manhã

9h – Plenária

12h – Encerramento/Almoço