Agenda de luta

Coletivo da FUP define ações para engajar sindicatos no combate ao racismo e promoção da igualdade racial

Realização de plenárias regionais, de atividades de formação e de um encontro nacional do Coletivo são algumas das atividades propostas  

[Da imprensa da FUP]

Com o objetivo de intensificar a luta por igualdade racial e combate ao racismo na indústria petrolífera e em todos os segmentos da sociedade brasileira, a FUP e seus sindicatos estão organizando uma série de atividades para novembro, mês da consciência negra.

O Coletivo de Combate ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial dos Petroleiros, que foi reativado pela FUP no início de agosto, durante o 19ª Confup, tem reforçado a importância dos sindicatos petroleiros priorizarem em suas agendas ações que visem a reparação das desigualdades históricas e a luta pela promoção da igualdade racial.

O Coletivo realizou uma reunião em setembro, que discutiu a importância das temáticas do movimento negro serem pautadas de forma transversal em todas as instâncias da FUP, buscando intensificar o diálogo sobre o combate ao racismo nas empresas do setor de óleo e gás, na categoria petroleira, na sociedade e, principalmente, nas entidades sindicais.

Entre os principais encaminhamentos definidos na reunião estão a realização de plenárias regionais, de atividades de formação e de um encontro nacional do Coletivo.

Veja abaixo as orientações do Coletivo de Combate ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial dos Petroleiros:

  • Que os Sindipetros realizem, ainda no mês de outubro, plenárias regionais com o objetivo de criar ou fortalecer seu coletivo local e planejar as atividades do mês da consciência negra em novembro. Essas plenárias ou reuniões devem ser realizadas com os diretores dos sindicatos, trabalhadores da base e parceiros políticos do movimento negro, como os coletivos locais, movimentos sociais, secretário de combate ao racismo das centrais e partidos políticos.
  • Que a FUP realize uma atividade de formação nacional para organizar as ações do mês da consciência negra, coordenadas pela federação.
  • Planejar um Encontro Nacional do Coletivo de Combate ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial dos Petroleiros.