Assembleias estão aprovando estado de greve contra privatização da Petrobras

Assembleia no Espírito Santo

Assembleias prosseguem nas próximas semanas. Confira o calendário dos sindicatos

[Da imprensa da FUP, com informações dos sindicatos]

Seguindo o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP, os trabalhadores do Sistema Petrobras estão aprovando Estado de Greve Nacional caso o governo Bolsonaro leve adiante a ameaça de apresentação de um projeto de lei para privatização da Petrobrás. As assembleias tiveram início esta semana e prosseguem até o dia 21, conforme calendário divulgado pelos sindicatos filiados à FUP.

Além do Estado de Greve, a categoria está aprovando também uma contribuição assistencial a ser recolhida pelos sindicatos ao longo de 2022 para custear atividades e mobilizações contra as privatizações no Sistema Petrobrás, como o fortalecimentos das Brigadas Petroleiras em Brasília, nos estados e municípios para construir apoios da sociedade civil para que o Supremo Tribunal Federal julgue as ações de inconstitucionalidade das vendas de refinarias e outros ativos que estão sendo feitas sem o aval do Poder Legislativo.

Na Bahia (foto acima), 89,90% dos trabalhadores que participaram das assembleias até o momento votaram a favor dos indicativos da FUP. Nas assembleias do Espírito Santo, Paraná, Santa Catariana e São Paulo, o Estado de Greve também está sendo aprovado pela categoria. Veja abaixo o calendário das assembleias:

Sindipetro Bahia – de 06 a 17/12

Sindipetro Espírito Santo – de 07 a 17/12

Sindipetro Unificado de São Paulo – de 08 a 18/12

Sindipetro Paraná e Santa Catarina – de 09 a 17/12

Sindipetro Duque de Caxias – de 11 a 19/12

Sindipetro Pernambuco e Paraíba – de 13 a 21/12

Sindipetro Minas Gerais – de 13 a 22/12

Sindipetro Amazonas – de 13 a 20/12

Sindipetro Ceará/Piauí – assembleia única nesta segunda, 13

Sindipetro Rio Grande do Norte – de 14 a 16/12

Sindipetro Norte Fluminense – de 17 a 19/12