Sem direito à saúde

Aposentados da FAFEN-PR ficam sem plano de saúde, FUP exige resposta da Petrobrás

Trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram sua vida ao Sistema Petrobrás ficam sem plano de saúde. FUP cobra respostas urgentes da gestão da empresa

[Da Comunicação da FUP] 

Os trabalhadores aposentados da Araucária Nitrogenados- FAFEN-PR, foram surpreendidos com mais uma terrível notícia: vão ficar sem plano de saúde a partir do dia 1 de junho. Fechada pelo governo Bolsonaro em 2020, a empresa demitiu seus trabalhadores e parou de funcionar, deixando um enorme vácuo na região e forçando o Brasil a uma maior dependência externa no setor de fertilizantes.

A notícia caiu como um balde de água gelada nos aposentados, pessoas em sua maioria maiores de 60 anos que têm trabalhado arduamente à serviço da fábrica e da Petrobrás. A medida, além de completamente imoral, fere gravemente direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora.

“As pessoas que estão sofrendo essa situação são trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram sua vida inteira ao Sistema Petrobrás, que trabalharam a vida toda em áreas industriais com produtos extremamente tóxicos e de alto risco e vão ficar sem plano de saúde. A empresa não pode se eximir de sua responsabilidade e deve dar uma resposta” afirmou Castellano e acrescentou: “Contamos com o bom senso da empresa para tentar buscar uma solução, mesmo que paliativa, até buscar uma solução definitiva para proteger esses trabalhadores e trabalhadoras”.

A Petrobrás afirmou que irá convocar uma reunião urgente com a diretoria da Ansa e a representação dos trabalhadores para discutir o assunto. A FUP solicitou que essa reunião ocorra o antes possível dada a urgência e gravidade da questão, e avisou à empresa que tomará todas as medidas cabíveis para proteger o direito à saúde e à vida dos trabalhadores e trabalhadoras.