Após cobrança da FUP, Petrobrás terá GT para discutir pauta dos trabalhadores PCDs

Empregados com deficiência e pais de pessoas com deficiência reivindicam mudanças na jornada, melhores condições de trabalho e respeito à diversidade

[Da imprensa da FUP]

A Petrobrás concordou em criar um Grupo de Trabalho para discutir com a FUP as reivindicações dos empregados com deficiência e pais de pessoas com deficiência (PCDs), como a adoção do teletrabalho, a suspensão das transferências e outras demandas específicas desses trabalhadores.

Em documento enviado, no início de fevereiro, ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, e ao Conselho de Administração da empresa, a FUP cobrou melhores condições de trabalho para esse importante segmento da categoria, chamando atenção para reivindicações relativas ao plano de saúde, jornada de trabalho, suspensão das transferências, entre outras.

Os petroleiros e pais de PCDs vêm se organizando desde 2021 para lutar por condições dignas de trabalho, inclusão e respeito à diversidade no Sistema Petrobrás.  As reivindicações, formalizadas no documento enviado ao presidente da empresa, foram discutidas com a FUP em reunião realizada no dia 26 de janeiro.

Além da criação do GT para tratar da pauta dos trabalhadores e pais de PCDs, a nova gestão da Petrobrás já havia atendido o pleito da FUP de suspensão das transferências compulsórias, que foram interrompidas no final de janeiro.