Edital divulgado nesta quinta-feira (9) conta com mais de mil vagas para profissionais de nível médio técnico, em diversas áreas.
A FUP e seus sindicatos, reunidos com o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, no dia 27/01, enfatizaram a relevância do resgate da função social da companhia na reconstrução do Brasil. Dentre os pontos apresentados, os petroleiros apontaram também a necessidade para a reabertura de concurso público para suprir a falta de mão de obra gerada pelos diversos PIDVs realizados ao longo dos últimos anos e o O&M que reduziu o número mínimo de trabalhadores nas plantas.
Nos últimos anos, de acordo com o Dieese, a Petrobrás reduziu o número de empregados de 80 mil para cerca de 40 mil trabalhadores. Essa redução drástica de pessoal, contribuiu para o aumento da mão de obra terceirizada e não especializada, o que comprometeu a segurança no ambiente de trabalho.
Em sua fala durante a reunião, a presidenta do Sindipetro Rio Grande do Sul, Miriam Cabreira, lembrou que a necessidade de concurso é urgente, uma vez que a formação de novos petroleiros é longa e muitos petroleiros que já deveriam ter sido desligados, estão postergando seus PIDVs por falta que pessoal qualificado para ocupar essas vagas.
De acordo com o edital, ao todo, a estatal oferece 1.119 vagas, sendo 373 imediatas e 746 para a formação de um cadastro de reserva. Todas as oportunidades são de nível médio técnico, com ganhos de até R$5.563,90.
“Nos já havíamos falado que isso iria acontecer se o Lula ganhasse a eleição e está acontecendo. Mas ainda assim iremos brigar para que o cadastro de reserva desse concurso seja utilizado, assim como o cadastro de reserva do concurso realizado em 2022 qur até o momento não foram chamados”, lembrou Deyvid Bacelar, coordenador da FUP.
A Petrobrás precisa de todos nós para reconstruir o Brasil. Por isso, inscreva-se no concurso público e quem sabe pode ser o próximo a vestir a farda laranja dos petroleiros.
Serviço:
Segundo a estatal, não é requerida comprovação de experiência profissional. As vagas são para atuação como profissional Petrobrás de nível técnico júnior, em diversas áreas, sendo elas:
Enfermagem do Trabalho (cinco imediatas e dez no CR);
Inspeção de Equipamentos e Instalações (11 imediatas e 22 no CR);
Logística de Transportes - Controle (seis imediatas e 12 no CR);
Manutenção - Elétrica (41 imediatas e 82 no CR);
Manutenção - Instrumentação (55 imediatas e 110 no CR);
Manutenção - Mecânica (66 imediatas e 132 no CR);
Operação (114 imediatas e 228 no CR);
Projetos, Construção e Montagem - Elétrica (quatro imediatas e oito no CR);
Projetos, Construção e Montagem - Mecânica (cinco imediatas e dez no CR);
Segurança do Trabalho (36 imediatas e 72 no CR);
e Suprimento de Bens e Serviços - Administração (seis imediatas e 12 no CR).
As inscrições para o concurso Petrobrás 2023 serão às 10h do próximo dia 15, por meio do site do Cebraspe , organizador. Os interessados terão até as 18h do dia 17 de março para se inscrever.
Para participar da seleção será preciso pagar uma taxa de R$62,79, até o dia 22 de março.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção da taxa, no site da banca, entre as 10h do dia 15 e as 18h do dia 27 de fevereiro.