SEMPRE NA LUTA

Categoria petroleira marca presença na Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília

Foto: (Vítor Peruch/ Sindipetro Unificado)

Representantes da FUP e seus sindicatos participaram de mobilização nacional na capital do Brasil em luta por direitos e redução da jornada laboral

[Da Comunicação da FUP com informações da CUT e do Sindipetro Unificado]

As ruas de Brasília receberam, nesta terça-feira (29), uma importantíssima jornada de lutas: a Marcha da classe trabalhadora. Organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, a mobilização reuniu trabalhadores de diversas categorias que marcharam até os principais centros de poder da capital federal: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Ministério do Trabalho e a Presidência da República.

A mobilização reivindicou algumas das pautas prioritárias da categoria petroleira nesse momento, como o fim da escala 6×1, assim como uma das pautas históricas do movimento sindical: a redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Além disso, a marcha defendeu a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Outros pontos defendidos pelas centrais são também o fim da reforma trabalhista de 2017, a valorização do salário mínimo, a regulamentação do trabalho por aplicativo e políticas efetivas contra o assédio moral e a precarização.

AE9A7616 WhatsApp Image 2025-04-29 at 11.17.33 WhatsApp Image 2025-04-29 at 12.11.01 54485302545_f00103afca_k AE9A7522 AE9A7508 WhatsApp Image 2025-04-29 at 11.25.56 AE9A7509 WhatsApp Image 2025-04-29 at 11.07.32 AE9A7517 AE9A7475 AE9A7570 AE9A7528 AE9A7481 AE9A7563 AE9A7574 54484947101_497e29861d_k
<
>
Foto: Agência Brasil.

Categoria petroleira presente

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a categoria petroleira tiveram presença expressiva na mobilização, com delegações vindas de várias partes do país, que colocaram pautas importantes como a luta pela isonomia no Sistema Petrobrás, melhorias nas condições de trabalho e garantia da vida dos trabalhadores e trabalhadoras na companhia.

No carro de som, a diretora da FUP e coordenadora geral do Sindipetro Unificado, Cibele Vieira, reforçou a importância de se repensar a lógica do tempo e da vida dos trabalhadores: “Não é possível, com tantos avanços tecnológicos e na produção do trabalho, que poucos sejam beneficiados por isso. É possível reduzir a jornada de trabalho para todos terem mais tempo para dedicar a suas vidas. Seguimos juntos, por um mundo mais justo e melhor”.

Já o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, também presente na capital federal, enfatizou o impacto da mobilização: “É importante essa Marcha da Classe Trabalhadora, com milhares de pessoas aqui em Brasília, justamente para nós pressionarmos tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo para que a redução da jornada de trabalho seja aprovada e também a isenção de imposto de renda para os trabalhadores e trabalhadoras que ganham até 5 mil reais. Tenho certeza que essa marcha, pelo tamanho e a importância que teve será um instrumento de pressão para a aprovação das pautas da classe trabalhadora que foi entregue hoje ao Presidente Lula”.

Presidente Lula recebe pauta da classe trabalhadora

Presidente da República recebe Pauta da classe trabalhadora em Brasília (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Após a marcha, representantes das centrais sindicais entregaram, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta de reinvidicações apresentada pelos trabalhadores e trabalhadoras durante a mobilização. Além dos presidentes das centrais sindicais, estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Gleisi Hoffman, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Leia na íntegra a pauta recebida pelo presidente:

PAUTA DA CLASSE TRABALhadora 2025