Aniversário de 53 anos da Petrobrás no RS é marcado por protestos contra a privatização

Em vez de comemoração, os trabalhadores realizaram mais um ato de resistência contra a privatização da REFAP e do TEDUT. Protesto teve participação do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar

[Da imprensa do Sindipetro RS]

O ato na manhã dessa quinta-feira (16), em frente ao portão principal da REFAP, chamou a atenção para o aniversário de um dos maiores símbolos dos gaúchos. Neste 16 de setembro, a REFAP e o TEDUT completam 53 anos sob forte ameaça de privatização. Com o tema “Sem aniversariante não tem o que comemorar”, os trabalhadores estouraram balões pretos, com palavras que representavam o que o Rio Grande do Sul vai perder com a saída da Refap: emprego, arrecadação, progresso, possibilidade de preço justo, alegria e esperança.

Na sequência, os petroleiros e as petroleiras inflaram balões coloridos, com o símbolo “Petrobrás Fica no RS”, onde foram colocados em hastes e levados para dentro da refinaria como forma de resistência: “Não vamos permitir que os nossos empregos e tudo de bom que a Petrobrás traz para o Estado vá embora. Entrem com esse balões e coloquem nas mesas de vocês, deixando este recado  para a gestão”, disse a dirigente Miriam Cabreira.

O ato contou com a participação do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, do ex-presidente da Petrobrás Biocombustíveis e ex-ministro da Presidenta Dilma Rousseff, Miguel Rossetto, com o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, o vereador de Esteio, Leo Dahmer (PT) e representantes dos movimentos sindicais e sociais.

O Coordenador Geral da FUP, Deyvid Bacelar, lembrou da luta que os trabalhadores vem travando para barrar a privatização da REFAP: “seja em qualquer tipo de mobilizações da categoria, nas numerosas ações judiciais ingressadas pelo Sindicato e pela Federação, seja nas articulações políticas no Congresso. Através de ações do Sindipetro e da FUP conseguimos algo inédito na época que o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) era presidente do Senado, onde ele levou para o STF os nossos questionamentos sobre a venda das refinarias. Precisamos participar dessas atividades, nós precisamos estar nas ruas, fazendo o processo de convencimento da sociedade, com a família, amigos, nas associações, escolas, faculdade e igrejas. Se estamos passando por tudo isso é porque erramos nas decisões de forma coletiva, ao ponto desse amigo de miliciano, terraplanista e fundamentalista religioso estar na presidência da república”.

A venda da refinaria – ou de qualquer outra unidade da Petrobrás – representa um  retrocesso e está na contramão dos ideais de sua criação que, no caso da Refap, foi no ano de 1968. Idealizada pelo então governador Leonel Brizola (1959-1963), a refinaria foi construída para trazer progresso, desenvolvimento, segurança energética e colocar o RS no mapa do petróleo, que tinha uma política centrada em RJ, SP e MG. A presença da Petrobrás no Sul mudou este cenário e consolidou a empresa como uma indústria do petróleo no Brasil.

A privatização da Refap deve gerar uma perda anual de R$ 1 bilhão para o Rio Grande do Sul.  Somente no município de Canoas a perda seria R$ 250 milhões/ano, o que representa 10% da arrecadação de impostos. Além da redução na arrecadação dos repasses de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para o estado, o preço do combustível e gás de cozinha vai aumentar para o consumidor.

No decorrer da semana, serão veiculadas peças da campanha “Se não tiver aniversariante, não tem o que comemorar”, nas redes sociais do Sindipetro-RS, denunciando as consequências da saída da Petrobrás e o vazio que deixará no Rio Grande do Sul.