Reindustrialização

Alckmin assume compromisso com a FUP de criar GT e conselho para debater conteúdo local e fertilizantes

Foto: Gabriel Lemes/MDIC.

Compromisso foi assumido durante reunião que a FUP e sindicatos realizaram na sexta, 10, com o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

[Apuração Camila Pimentel, com edição da FUP | Fotos: Gabriel Lemes/MDIC]

Dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de seus sindicatosde estiveram na tarde desta sexta-feira (10) com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento,  Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, quando debateram a importância da política de desenvolvimento de biocombustíveis, fertilizantes e da reindustrialização do Brasil.

Para os petroleiros, a reindustrialização do país passa pelo fortalecimento da indústria do petróleo, com foco no conteúdo local, que visa utilizar a matéria prima e mão de obra brasileira na construção de plataformas, navios, sondas e refinarias.

Durante a reunião, os dirigentes da FUP sugeriram ao ministro Alckmin a criação de um Grupo de Trabalho para tratar sobre a questão do conteúdo local. Os petroleiros também cobraram participação da FUP no conselho que vai discutir uma política nacional de produção de fertilizantes para reduzir a forte dependência do Brasil das importações, que hoje representam 85% de todo o insumo utilizado no país.

Segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), houve de 2016 até os dias atuais, por meio de processos licitatórios, uma perda de 4,4 milhões de empregos com a quebra da indústria naval e uma redução do conteúdo local de 62% para 18%.

De acordo com Tezeu Bezerra, coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, a reunião com o ministro Alckmin foi extremamente positiva, uma vez que ele assumiu compromissos importantes para a reconstrução da Petrobrás.

“Nesta reunião a gente conseguiu assumir alguns compromissos com o ministro, como o esforço do Ministério para criar um Grupo de Trabalho com a finalidade de falar sobre o conteúdo local para ajudar na construção da indústria naval e com a Petrobras como a principal indutora. E a FUP irá indicar um nome para fazer desse GT”, afirmou Tezeu Bezerra.

Tezeu Bezerra  fala sobre importância da reunião

O coordenador-geral do Sindpetro NF ainda destacou o compromisso que Geraldo Alckmin assumiu de ter um nome indicado pela FUP para discutir os fertilizantes.

“Foi feita também uma conversa com o ministro sobre o conselho que vai ser criado para tratar sobre os fertilizantes. E nesse conselho a FUP também terá uma vaga para discutir uma solução para esse tema que o Brasil tanto precisa”, ressaltou Tezeu Bezerra.