[Atualizado no dia 21/03]
Começou nesta quarta (19/03), em Natal, o Seminário Nacional do Setor Privado de Petróleo e Gás, organizado pela FUP, em parceria com o Sindipetro RN. Os debates prosseguiram até sexta-feira (21/03), com participação de dirigentes sindicais e de trabalhadoras e trabalhadores das bases representadas pela FUP.
Voltado para o fortalecimento da organização e representação sindical nas empresas do setor privado, o seminário busca promover troca de experiências entre as lideranças da categoria, além de abrir espaço para o debate sobre transição energética, aspectos jurídicos, trabalhistas e das conjunturas políticas e econômicas que afetam diretamente o setor de óleo e gás.
Também foram abordados temas relacionados às novas relações de trabalho, convenções coletivas, segurança e saúde ocupacional, diagnóstico do setor e diversidade, com foco na participação de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Nesta quinta, os participantes se dividem em grupos de trabalho para analisar e debater as terceirizações no Sistema Petrobrás, tabela salarial e os desafios que os sindicatos enfrentam nas negociações com as empresas do setor e a estatal.
Leia aqui a matéria do Sindipetro RN com um resumo das propostas aprovadas
Acompanhe a segunda mesa da tarde de hoje sobre assuntos jurídicos e econômicos:
Reveja a primeira mesa da tarde, que discutiu questões de saúde, segurança e meio ambiente:
Reveja a mesa da manhã, que debateu os Desafios e Oportunidades no Setor Privado: Avanços na Organização Sindical e na Negociação Coletiva