Nesta terça, às 19h

FUP participa de live de lançamento do livro “A Petrobrás fatiada: prejuízos para a engenharia e a soberania nacionais”

“A Petrobras fatiada: prejuízos para a engenharia e a soberania nacionais” é o título do livro que a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) lançam nesta terça-feira, dia 13 de setembro, às 19h, nos canais da Associação de profissionais Geólogos do RN (AGERN) e FEBRAGEO no YouTube e Facebook.

Esta é a segunda live de lançamento, a discussão gira em torno do tema, “PPI: paridade com os preços de importação” e tem a participação do coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, da representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, Rosangela Buzanelli, do presidente da FEBRAGEO, Fábio Reis, da diretora administrativa da MÚTUA, Giucélia Figueiredo, do delegado da AEPET/grande São Paulo, Francisco Souza e do pesquisador do INEEP, professor Eduardo Costa Pinto. Além dos mediadores Patricia Laier, Marcelus Araújo e Orildo Lima.

Acompanhe, hoje, às 19h pelo YouTube da FEBRAGEO ou assista por aqui, no link abaixo:

As próximas lives levantarão as questões da “Educação, tecnologia e o desmonte do refino e da distribuição” a acontecer dia 20 de setembro e “O ataque ao Pré-Sal e a exploração e produção” no dia 27 de setembro, sempre às 19 horas.

Prefácio de Estrella

Quem escreve o prefácio de “A Petrobras fatiada: prejuízos para a engenharia e a soberania nacionais” é o geólogo Guilherme Estrella, conhecido como o pai do Pré-Sal, Estrella foi Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás.

O livro se propõe a resgatar a história recente da Petrobrás como empresa de energia integrada num único sistema industrial. É imperioso que ela recobre a sua atuação como empresa-âncora para a retomada do desenvolvimento industrial, autônomo, com tecnologia crescentemente nacional, desenvolvida junto à universidade brasileira, e com empresas de engenharia brasileiras de capital nacional. E que volte a fomentar a atividade de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em todas as outras formas de energia abundantes em nosso imenso território nacional, para atender nossa crescente demanda energética na construção de um país mais justo, socialmente igualitário e com níveis de distribuição de renda, riqueza e propriedade muitíssimo mais avançados que a vexaminosa posição que ocupamos, entre os mais desiguais do planeta.

Esse projeto inclui uma tiragem de 1500 exemplares impressos, para distribuição entre os profissionais que atuam no Brasil, por meio das entidades profissionais de geologia, incluindo a FEBRAGEO e o CONFEA, bem como uma versão digital, para divulgação pelas redes sociais FEBRAGEO e CONFEA. A proposta para publicação da obra se soma ao propósito da FEBRAGEO que no último triênio publicou uma série de livros buscando difundir essa tradição entre os profissionais das geociências e de engenharia, construindo e ampliando parcerias com as entidades regionais.

[Da imprensa do Sindipetro RN, com edição da FUP]