GT PETROS

7ª Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre a situação do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras.

Retomamos a agenda de reuniões com os representantes da empresa no dia 16 de fevereiro, sexta-feira, após a suspensão pedida por eles para a conclusão dos trabalhos com relação a apresentação do Parecer Jurídico Externo a Diretoria Executiva da Petrobrás.

Nessa reunião, finalmente, a os representantes da Petrobrás apresentaram o que entendem ser necessário para a realização de uma Ampla Transação Judicial que teria o condão de viabilizar aportes da patrocinadora nos planos, o PPSP-R e o PPSP-NR, além do limite legal.

Lembrando que a gestão da empresa entende que sua contribuição está limitada à paridade com os participantes e assistidos desses planos.

As premissas apresentadas pelos representantes da Petrobrás são as seguintes:

– Ampla Transação Judicial nas ações coletivas elencadas pela empresa;
– Migração individual para um novo Plano a ser discutido com as entidades;
– Aporte da Petrobrás proporcional ao percentual de migrantes para o novo plano.

Após isso, as entidades que compõe o Fórum se reuniram no dia 22 de fevereiro, para analisar os desafios e definir os próximos passos da luta pelo fim dos equacionamentos.

Ficou definido que na próxima reunião do GT apresentaríamos a discordância dos representantes das entidades a essas premissas e a exigência da apresentação, pela gestão da empresa, dos números envolvidos na formulação da proposta.

Além disso, o Fórum das Entidades se reunirá presencialmente no dia 26 de fevereiro, na sede Fenaspe, no Rio de Janeiro-RJ, para definir os próximos passos da luta pelo fim dos equacionamentos.

Ficou definido também que será organizado um novo ato no mês de março, além de um encontro nacional de toda categoria!

Exigimos que a Gestão Jean Paul Prates cumpra o compromisso com uma solução que REALMENTE atenda a necessidade da categoria e apresente uma proposta que coloque um fim a todos os equacionamentos!

Por fim, lembramos, mais uma vez, que a única fonte de informação sobre os trabalhos do GT são as entidades que compõe o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros e que qualquer outra informação que não seja divulgada pelos seus dirigentes não passa de mera especulação, distorção e desinformação (fake news), com o objetivo de prejudicar o andamento e o resultado dos trabalhos do GT.

Vamos caminhar juntos enquanto categoria organizada e solidária para a solução que os participantes e, principalmente, os assistidos da Petros anseiam e precisam!

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Leia a seguir as notas anteriores:

Nota 1 | 20 julho 2023 | Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

Companheiros/as ativos, aposentados e pensionistas, como é de amplo conhecimento, depois de muita insistência e mobilizações, conseguimos, junto à atual gestão da Petrobrás e consequentemente à gestão da Petros, o compromisso da formação de um GT – Grupo de Trabalho para discutirmos uma solução aos Equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás – PPSPs.

Este GT, composto com as entidades que assinam esta Nota, conjuntamente com os representantes da Petrobrás e da Petros, tem 90 dias para conclusão dos seus trabalhos, podendo ser prorrogado em comum acordo. Sabemos das expectativas e apreensões da categoria em torno deste GT.

Mas, é importante informar que uma das condições para existir o GT é que os seus membros assinem um Termo de Confidencialidade para terem acesso a todas as informações pertinentes para busca de uma solução.

Cabe consignar que buscamos a solução definitiva para todos os Equacionamentos e, também, uma maior participação na gestão dos planos, já que, afinal, somos os verdadeiros donos deste patrimônio e, por fim, buscamos ações mitigadoras que evitem equacionamentos futuros.

Nas três reuniões que tivemos, até a presente data, 19/07/2023, foram discutidos o formato e os prováveis caminhos, bem como os ajustes no citado texto do Termo de Confidencialidade.

Obviamente que não poderemos disponibilizar todas informações e discussões no GT, devido ao Termo de Confidencialidade, mas garantimos que, em se chegando a uma proposta, esta será apresentada para a Categoria deliberar.

Estaremos disponibilizando as informações possíveis a cada passo.

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Nota 2 | 10 agosto 2023 | Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

Companheiros/as ativos, aposentados e pensionistas do Sistema Petrobrás, em continuidade as informações sobre o andamento das discussões no Grupo de Trabalho, assim denominado GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras, que busca soluções aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás: PPSP-R e PPSP-NR, cabe informar que superamos as dificuldades iniciais quanto a sua forma de trabalho, bem como a sua composição, além da definição e assinatura do Termo de Confidencialidade.

Superada essas dificuldades, começarão a ser apresentadas, a partir da próxima semana (14 a 18/08), as informações necessárias para o conhecimento e a elaboração das possíveis alternativas a fim de viabilizar a solução que irá eliminar os equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

Essa solução será deliberada pela atual gestão da Petrobrás e das demais empresas patrocinadoras e submetida à apreciação dos participantes e assistidos da Petros nas Assembléias das entidades que compõe o GT / PPE.

Todos os representantes das entidades que compõe o GT / PPE estão se dedicando ao máximo para viabilizar as propostas que eliminarão os equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

Paralelamente aos trabalhos do GT / PPE, nesta primeira semana de agosto/2023, os integrantes do Fórum de Entidades petroleiras, composto pela FNP, FUP, CONTIMAFF (Marítimos), Ambep e Fenaspe estiveram reunidos com o novo presidente da Petros, sr. Henrique Jagüer.

Desejamos boas-vindas e sucesso no seu novo mandato, mas, também, cobramos que a sua gestão seja voltada aos interesses dos participantes e assistidos da Petros e, obviamente, solicitamos a sua colaboração para a busca de soluções referentes aos déficits do PPSPs, atuais e futuros, a melhoria da sua gestão e dos planos que a Fundação administra, com destaque para o Plano Petros 2 – PP2, que já tem um patrimônio acumulado de R$ 40 bilhões, com 48 mil participantes e assistidos e dentre eles, quase 7 mil assistidos.

Também estivemos reunidos, presencialmente, na sede do Sindmar – Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, no Centro do Rio de Janeiro, para elaborar e definir uma proposta que será apresentada no GT/PPE.

Já houve muito trabalho e há muito mais a ser feito. Seguimos confiantes que estamos no caminho certo, na busca de soluções que garantam um futuro digno para a família petroleira.

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Nota 3 | 05 setembro 2023 | Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre os trabalhos do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras e a sua última reunião que ocorreu no dia 01/09 as 15h00.

Como já é de conhecimento, as reuniões do GT/PPE ocorrem todas as sextas, porém devido a solicitação dos representantes da Petrobrás, para fazer os levantamentos solicitados pelos representantes das entidades, não houve reunião nas últimas duas sextas-feiras.

Desta forma, no dia 01/09, após o retorno das reuniões do GT/PPE foram apresentados pela Petros as informações referente a passivo jurídico e o seu impacto nos planos, o PPSP-R e o PPSP-NR, tendo em vista alguns cenários, quanto a execução aos milhares de processos que compõe esse passivo jurídico.

Estas informações servem para subsidiar a busca das soluções para os atuais e futuros equacionamentos dos PPSPs.

Outro ponto importante, unânime entre todos os membros do GT, é que, a partir de agora, se comece a discutir uma proposta, para o aporte financeiro, por parte das empresas patrocinadoras dos PPSPs, bem como, as ações necessárias para reduzir os riscos e evitar um novo déficit futuro.

Importante informar que as entidades ratificam, em todas as reuniões do GT / PPE, a necessidade de continuidade do plano BD.

E que qualquer proposta apresentada e elaborada no GT / PPE será discutida, avaliada e levada a categoria para decisão.

Infelizmente o GT está caminhando, não no ritmo que os representantes das entidades esperam, devido o sufoco que os participantes e assistidos estão passando, mas com muita discussão e disposição dos seus membros.

É um tema complexo e difícil, com impacto financeiro muito alto, logo não tem solução fácil.

Por fim, a fonte de informação sobre os trabalhos do GT, são as entidades participantes, desta forma, qualquer outra informação não passa de distorção e desinformação (fake news) com o objetivo de prejudicar o seu andamento e o seu objetivo.

No último Ato em defesa da Petros e da solução para os equacionamentos dos PPSPs foram passadas várias informações e nossa organização e unidade será primordial para o avanço do GT.

Vamos caminhar juntos, enquanto categoria, para uma solução definitiva!

“Já houve muito trabalho e há muito mais a ser feito. Seguimos confiantes que estamos no caminho certo, na busca de soluções que garantam um futuro digno para a família petroleira”.

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Nota 4 | 05 outubro 2023 | Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre os avanços do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras e as informações sobre as suas últimas reuniões.

Como é de conhecimento de todos os participantes e assistidos da Petros, as reuniões do GT/PPE são todas as sextas-feiras, às 15 horas.

Após a nossa 3ª nota, ocorreram duas reuniões, nas quais os representantes da Petrobras apresentaram alguns modelos de planos para debate, que teriam a possibilidade de aprovação nas instâncias e órgãos de controle da Petrobrás e da Petros.

Em seguida, informaram que os estudos e cálculos dos valores dos processos jurídicos, referente a uma provável e ampla transação judicial, ainda não estavam concluídos.

O aporte de recursos dessa ampla transação judicial dependerá também da definição da modelagem de um plano de previdência complementar, a ser definida no âmbito do GT.

Desta forma, a conclusão desses estudos são necessários para o avanço das discussões e a conclusão da proposta que poderá eliminar os equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

Os representantes das entidades, juntamente com suas respectivas assessorias, irão avaliar as propostas apresentadas que assegurem os direitos dos participantes e assistidos dos planos.

Obviamente, os trabalhos do GT não estão no ritmo esperado, ainda mais quando os participantes e assistidos dos PPSPs continuam com graves problemas financeiros decorrentes do pagamento dos PEDs.

Entretanto, como já informamos, as discussões são muito complexas e envolvem valores consideráveis.

Além disso é muito importante elaborar soluções para reduzir ao máximo a possibilidade de novos déficits, que sempre são muito difíceis de prever.

Por isso, as entidades que participam do GT ratificam, em todas as suas reuniões, a importância e a necessidade de garantir a segurança e o caráter previdenciário de um plano com as características de um plano de benefício definido – BD.

E que qualquer proposta elaborada e definida no GT será levada para deliberação da categoria petroleira do Sistema Petrobrás.

Importante lembrar que foram apresentadas muitas informações importantes sobre os trabalhos do GT, no último ato realizado na frente da sede da Petrobrás, no Edisen, em defesa da Petros e por uma solução para eliminar os equacionamentos no PPSP-R e o PPSP-NR.

Portanto, a nossa organização será fundamental para o avanço das nossas propostas do GT.

Nesse sentido, no último dia 03/10, aniversário da Petrobrás, houve um grande ato no cento do Rio de Janeiro – RJ, com início na frente da sede da Eletrobrás.

Foi muito importante a participação de todos e todas, petroleiros e petroleiras, participantes e assistidos da Petros nesse grande ato em defesa da nossa soberania.

Por fim, lembramos, mais uma vez, que a única fonte de informação sobre os trabalhos do GT são as entidades que compõe o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros e que qualquer outra informação, que não seja divulgada pelos seus dirigentes, não passa de mera especulação, distorção e desinformação (fake news), com o objetivo de prejudicar o andamento e o resultado dos trabalhos do GT.

Vamos caminhar, enquanto categoria organizada e solidária, juntos para a solução que os participantes e assistidos da Petros esperam e precisam!

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Nota 5 | 10 novembro 2023 | Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre os avanços do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras e as informações sobre as suas últimas reuniões.

Como é de conhecimento de todos os participantes e assistidos da Petros, as reuniões do GT/PPE são todas sextas-feiras, às 15 horas.

Após a nossa 4ª nota, divulgada no dia 05/10/2023, ocorreram duas reuniões.

Para relembrar, em relação às reuniões que ocorreram antes dessa data, divulgamos os seguintes informes:

1 – Os representantes da Petrobras apresentaram alguns modelos de planos para debate, que teriam a possibilidade de aprovação nas instâncias e órgãos de controle da Petrobrás e da Petros.

2 – Em seguida, informaram que os estudos e cálculos dos valores dos processos jurídicos, referente a uma provável e ampla transação judicial, ainda não estavam concluídos.

3 – O aporte de recursos dessa ampla transação judicial dependerá também da definição da modelagem de um plano de previdência complementar, a ser definida no âmbito do GT.

4 – Desta forma, a conclusão desses estudos são necessários para o avanço das discussões e a conclusão da proposta que poderá eliminar os equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

Em seguida, os representantes da Petrobrás no GT apresentaram a direção da empresa, a proposta de ampla transação judicial e os valores referentes a essas ações.

Os diretores então solicitaram pareceres externos para confirmar os valores e a gestão da Petrobras deu andamento no processo de contratação do referido parecer.

Desta forma, nas duas últimas reuniões, realizadas nos dias 20/10/2023 e 27/10/2023, ainda não foram apresentados os valores referentes a essa ampla transação judicial.

Sem esses valores não conseguimos avançar nas discussões do GT. Por esse motivo, os representantes da Petrobras solicitaram que a próxima reunião do GT fosse realizada no dia 17/11/2023, ou seja, 03 semanas após a sua última reunião.

Nossos representantes no GT questionaram, de imediato, esse atraso e cobraram celeridade nessa definição interna, na direção da Petrobrás, devido a precária situação financeira dos participantes e, principalmente, dos assistidos.

Apesar disso, os representantes das entidades no Fórum, tem se reunido semanalmente, inclusive de forma presencial, avaliando os prováveis cenários juntamente com as assessorias das entidades do Fórum, na busca do consenso entre seus representantes.

Também enviamos para a gestão da Petrobrás, no último dia 07/11/2023, uma série de solicitações de informações, das entidades, a serem fornecidas pela direção da Petros e da Petrobrás, visando subsidiar os estudos e debates no Fórum, no sentido de demonstrar a viabilidade do PPSP-R e do PPSP-NR e a redução significativa ou eliminação das contribuições extraordinárias dos seus atuais equacionamentos.

Durante o trabalho do GT, identificamos que, devido a complexidade da análise e da elaboração da proposta de solução para os atuais equacionamentos, será necessário um prazo maior para a conclusão dos trabalhos do GT.

Sabemos dos graves impactos financeiros decorrentes do pagamento dos PEDs e não estamos medindo esforços para avançar na busca de solução.

Entretanto, como já informamos, as discussões são muito complexas e envolvem valores consideráveis.

Além disso, é muito importante, também, que sejam elaboradas soluções para reduzir, ao máximo, a possibilidade de novos déficits nesses planos, que sempre são muito difíceis de prever, devido à instabilidade da nossa economia.

Por isso, os representantes da entidades que participam do GT, ratificam, em todas as suas reuniões, a importância e a necessidade de garantir a segurança e o caráter previdenciário de um plano com as características de um plano de benefício definido – BD.

E que qualquer proposta elaborada e definida no GT será levada à categoria petroleira do Sistema Petrobrás para deliberação.

Importante lembrar que, no último ato realizado na frente da sede da Petrobrás, no Edisen, em defesa da Petros e por uma solução para eliminar os equacionamentos no PPSP-R e o PPSP-NR, foram apresentadas muitas informações importantes sobre os trabalhos do GT.

Portanto, a nossa organização e unidade será fundamental para o avanço das nossas propostas no GT.

Nesse sentido, vamos definir e realizar uma nova manifestação para demonstrar o compromisso de todos com a solução desse grave problema.

Por fim, lembramos, mais uma vez, que a única fonte de informação sobre os trabalhos do GT são as entidades que compõe o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros e que qualquer outra informação, que não seja divulgada pelos seus dirigentes, não passa de mera especulação, distorção e desinformação (fake news), com o objetivo de prejudicar o andamento e o resultado dos trabalhos do GT.

Vamos caminhar juntos enquanto categoria organizada e solidária para a solução que os participantes e, principalmente, os assistidos da Petros anseiam e precisam!

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Nota 6 | 17 janeiro 2024 | Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre os avanços do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras e as informações sobre as suas últimas reuniões.

Como é de conhecimento de todos os participantes e assistidos da Petros, as reuniões do GT/PPE são todas sextas-feiras, às 15 horas.

Após a nossa 5ª nota, divulgada no dia 10/11/2023, como já havia sido informado, houve a suspensão das reuniões do GT por três semanas para que fosse concluído o parecer externo contratado pela gestão da Petrobrás, com relação a sua proposta de uma ampla transação judicial em relação as 05 ações judiciais das entidades que compõe o Fórum, além da própria Petros.

Essas ações cobram aportes bilionários da Petrobrás, da Vibras e da própria Petros, patrocinadoras dos Planos Petros do Sistema Petrobrás: PPSP-R e PPSP-NR.

Na reunião do GT, após esse recesso, no dia 24/11/2023, foi apresentado pelos representantes da Petrobras e da Petros as informações solicitadas pelos representantes das entidades do Fórum, bem como foi informado que o citado parecer externo ainda não estava concluído.

Na reunião do dia 01/12, foi feito o debate em relação às informações apresentadas pelos representantes da Petrobras e da Petros, na reunião anterior e informada a nova data para conclusão do parecer externo.

Os representantes das entidades do Fórum solicitaram a apresentação das informações, que ainda estavam pendentes e o estabelecimento de um cronograma com prazo definido de atendimento das solicitações pendentes de resposta, para a continuidade e a conclusão dos trabalhos do GT.

Na última reunião do ano, dia 08/12/2023, os representantes da Petrobrás informaram a conclusão do parecer externo e que era necessário fazer a sua apresentação, individualmente, para cada membro da direção da Petrobrás, antes de apresenta-lo na reunião da diretoria colegiada da empresa.

Em seguida apresentaram o citado cronograma para o atendimento das solicitações dos representantes das entidades e a continuidade dos trabalhos do GT.

Ficou definido que as reuniões do GT retornariam hoje, no dia 12/01/2024, às 15 horas.

Paralelamente as reuniões do GT e os períodos de recesso, nos últimos dois meses do ano, os representantes das entidades do Fórum realizaram reuniões com cada um dos diretores da Petrobrás, para apresentar os graves problemas financeiros dos participantes e assistidos, decorrentes dos equacionamentos do PPSPs e cobraram uma solução para eliminar as contribuições extraordinárias decorrentes desses equacionamentos.

Na reunião de hoje do GT, os representantes das entidades cobraram a necessidade de conclusão dos seus trabalhos, com a apresentação de uma proposta de solução para eliminação dos equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

Os participantes e, principalmente, os assistidos desses planos não suportam por mais tempo a continuidade da cobrança das contribuições extraordinárias decorrentes desses equacionamentos.

Os representantes da Petrobrás apresentaram uma proposta de cronograma propondo a conclusão dos trabalhos do GT no final de março e a necessidade de suspensão das suas reuniões até dia 08/02, sexta-feira.

Segundo os representantes da Petrobrás, esse período de suspensão das reuniões do GT seria necessário para que a proposta referente a ampla transação judicial pudesse passar por todo o processo de aprovação na governança interna da Petrobrás.

Essa ampla transação judicial que poderá garantir o aporte de recursos bilionários para eliminar os equacionamentos dos participantes e assistidos do PPSP-R e do PPSP-NR.

Para compensar esse período de suspensão, a fim de que os trabalhos do GT se encerrem no final do mês de março, os representantes da Petrobrás propuseram no cronograma apresentado que, a partir da reunião do dia 08/02, as reuniões do GT seriam intensificadas, passando a ocorrer duas vezes por semana.

Os representantes das entidades concordaram com o cronograma apresentado pelos representantes da Petrobrás, principalmente porque, até o final de março, o GT concluirá seus trabalhos e apresentará uma proposta para eliminar os atuais equacionamentos e evitar novos equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR, para deliberação nos fóruns deliberativos das entidades, da Petrobrás e da Petros.

Durante esse período de suspensão das reuniões do GT, as reuniões do Fórum continuarão a ocorrer semanalmente, quando serão debatidas e definidas outras questões relativas aos trabalhos do GT que ainda não são consenso entre os representantes das entidades que compõem o Fórum.

Em resumo, até a última reunião de 2023 e a reunião de hoje (12/01), quanto às reuniões anteriores do GT, divulgamos os seguintes informes:

1 – Os representantes da Petrobras apresentaram alguns modelos de planos para debate, que teriam a possibilidade de aprovação nas instâncias e órgãos de controle da Petrobrás e da Petros.

2 – Em seguida, informaram que os estudos e cálculos dos valores dos processos jurídicos, referente a uma provável e ampla transação judicial, ainda não estavam concluídos.

3 – Após isso, afirmaram que o aporte de recursos decorrente dessa ampla transação judicial dependerá também da definição da modelagem de um plano de previdência complementar, a ser definida no âmbito do GT.

4 – Da mesma forma, a conclusão desses estudos é necessária para o avanço das discussões e a conclusão da proposta que poderá eliminar os equacionamentos do PPSP-R e do PPSP-NR.

5- Os representantes da Petrobrás no GT apresentaram à direção da empresa a proposta de ampla transação judicial e os valores referentes a essas ações.

6- Os diretores então solicitaram parecer externo para fundamentar a viabilidade de pagamento desses valores.

7- Em seguida, a gestão da empresa executou o processo de contratação do referido parecer, que seria apresentado aos representantes da Petrobrás no GT.

8- Esse parecer, portanto, ainda não foi deliberado na direção da Petrobrás. Sem essa deliberação não foi possível apresentar esse parecer no GT.

9- Até a última reunião do GT, os valores referentes a essa ampla transação judicial, ainda não foram apresentados. Sem esses valores não foi possível avançar nas discussões do GT.

10- Por esse motivo, após os representantes da Petrobras solicitarem que houvesse um recesso e a reunião do GT fosse realizada somente no dia 17/11/2023, ou seja, 03 semanas, após a sua última reunião, os representantes das entidades questionaram, de imediato, esse atraso e cobraram celeridade nessa definição interna, na direção da Petrobrás, devido a precária situação financeira dos participantes e, principalmente, dos assistidos.

11- Apesar disso, os representantes das entidades no Fórum tem se reunido semanalmente, inclusive de forma presencial, avaliando os prováveis cenários juntamente com as assessorias das entidades do Fórum, na busca do consenso entre seus representantes.

12- Os representantes das entidades no GT enviaram para os representantes da Petrobrás, no último dia 07/11/2023, uma série de solicitações de informações das entidades a serem fornecidas pela direção da Petros e da Petrobrás, visando subsidiar os estudos e debates no Fórum, no sentido de demonstrar a viabilidade do PPSP-R e do PPSP-NR e a redução significativa ou eliminação das contribuições extraordinárias dos seus atuais equacionamentos.

13- Ao término dos trabalhos do GT em 2023, foi identificado que, devido a complexidade da análise e da elaboração da proposta de solução para os atuais equacionamentos, infelizmente, será necessário um prazo maior para a conclusão dos seus trabalhos.

14- Na reunião de hoje do GT ficou definido que até final de março seus trabalhos estarão concluídos e uma proposta de solução para os equacionamentos será apresentada para deliberação nos fóruns das entidades, da Petrobrás e da Petros.

Sabemos dos graves impactos financeiros decorrentes do pagamento dos PEDs e não estamos medindo esforços para avançar na busca de solução.

Entretanto, como já informamos, as discussões são muito complexas e envolvem valores consideráveis.

Além disso, é muito importante, também, que sejam elaboradas soluções para reduzir, ao máximo, a possibilidade de novos déficits nesses planos, que sempre são muito difíceis de prever, devido à instabilidade da nossa economia.

Por isso, os representantes das entidades que participam do GT, ratificam, em todas as suas reuniões, a importância e a necessidade de garantir a segurança e o caráter previdenciário de um plano com as características de um plano de benefício definido – BD.

E que qualquer proposta elaborada e definida no GT será levada à categoria petroleira do Sistema Petrobrás para deliberação.

Importante lembrar que, no último ato realizado em frente da sede da Petrobrás, no Edisen, em defesa da Petros e por uma solução para eliminar os equacionamentos no PPSP-R e o PPSP-NR, foram apresentadas muitas informações importantes sobre os trabalhos do GT.

Portanto, a nossa organização e unidade serão fundamentais para o avanço das nossas propostas no GT.

Nesse sentido, vamos definir e realizar uma nova manifestação, no próximo dia 24/01, dia do aposentado, para demonstrar o compromisso de todos com a solução desse grave problema.

Por fim, lembramos, mais uma vez, que a única fonte de informação sobre os trabalhos do GT são as entidades que compõe o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros e que qualquer outra informação que não seja divulgada pelos seus dirigentes não passa de mera especulação, distorção e desinformação (fake news), com o objetivo de prejudicar o andamento e o resultado dos trabalhos do GT.

Vamos caminhar juntos enquanto categoria organizada e solidária para a solução que os participantes e, principalmente, os assistidos da Petros anseiam e precisam!

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Única dos Petroleiros (FUP) Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Apoesentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)