Saiba como solicitar

Após problemas na suspensão da cobrança dos empréstimos, o atendimento está regularizado

Após solicitação da FUP e da FNP, a direção da Petros concordou em suspender o pagamento de duas parcelas dos empréstimos pessoais para os participantes e assistidos da Fundação, que manifestarem interesse.

Para que essa suspensão pudesse ser efetivada ainda neste mês de dezembro, houve um esforço muito grande das equipes da Petros.

Para que isso fosse possível, devido ao fechamento da folha de pagamento de benefícios, o prazo de adesão foi de apenas três dias: 04/12, 05/12 e 06/12.

Para conseguir atender o maior número possível de participante e assistidos, nesse curto espaço de tempo, as equipes da Petros conseguiram disponibilizar somente dois canais de atendimento: pelo telefone “0800” e pela internet, o Fale Conosco” nesse caso, acessando a área do participante no Portal da Petros.

Infelizmente, devido à grande demanda, à dificuldade e à demora excessiva de atendimento, principalmente por telefone, houve muito tumulto e insatisfação dos participantes e assistidos, apesar de todos os esforços do atendimento da Petros.

Lamentavelmente, vários trabalhadores da Fundação foram destratados durante esse atendimento.

Apesar disso, segundo informou o atendimento da Petros, mais de 4.500 participantes e, principalmente, assistidos, conseguiram fazer a adesão à suspensão em dezembro/ 2024 e janeiro/2025, ou seja, uma média de 1.500 adesões por dia.

Como há 18 posições de atendimento, cada trabalhador da Petros conseguiu atender, em média, 83 pessoas, sem contar o atendimento normal, do dia a dia e àqueles que telefonaram para saber se tinham direito de fazer essa opção, mesmo sendo de outros planos.

A partir desta semana, o prazo para solicitação da suspensão será bem maior, ou seja, até o dia 20/12, entretanto os pedidos serão considerados somente para a suspensão das parcelas dos empréstimos de janeiro/2025 e fevereiro/2025.

Leia também: Após cobrança da FUP, Petros amplia público elegível para suspensão temporária das parcelas de empréstimos

Além disso, conforme as direções das Federações cobraram, a restrição de 09 meses foi retirada. Ou seja, independentemente do número total de meses que o participante ou o assistido tenha solicitado de suspensão no pagamento das parcelas do seu empréstimo, todos que estejam adimplentes poderão optar por essa suspensão. Isso inclui mais de 5 mil participantes e assistidos.

A outra restrição, referente ao limite de 100 meses, somando as parcelas do empréstimo com a idade do participante ou assistido, também será revista.

Para esses casos, o seguro prestamista deverá ser substituído pela volta do FQM – Fundo de Quitação por Morte. Segundo informações da gestão da Petros, essa alteração poderá beneficiar em torno de 48 assistidos.

As direções da FUP e da FNP lamentam essa situação criada, se solidarizam com os trabalhadores da Petros e reconhecem todo o seu esforço e da sua direção para atender a nossa solicitação, principalmente a suspensão da cobrança dos empréstimos já neste mês de dezembro.

Para as direções da FUP e da FNP, essa suspensão será um alívio importante para os participantes e, principalmente, os assistidos dos PPSPs, repactuados e não repactuados, devido às despesas extras do final e inicio do ano (IPTU e outras), principalmente porque não haverá pagamento de qualquer valor extra neste final do ano, devido aos pagamentos, no meio do ano, dos adiantamentos do abono anual do INSS e da Petros.

Para saber as regras e como funciona a solicitação de suspensão do empréstimo, confira o passo a passo divulgado no Portal da Petros:

Como solicitar a suspensão
A partir desta segunda-feira, (9/12), os pedidos devem ser apresentados exclusivamente pelo Autoatendimento, no Portal Petros. 

•    Acesse a Área do Participante, com matrícula e senha Petros;
•    Clique no botão “Empréstimo”;
•    Clique no botão “Suspensão temporária por 2 meses”;
•    Selecione o seu e-mail e clique em enviar. Caso não possua e-mail cadastrado, entre em contato com o atendimento (Fale Conosco, Atendimento Online ou Central de Relacionamento);
•    Digite o código recebido no e-mail selecionado;
•    Selecione o contrato que deseja suspender e clique no botão “Suspender”.