De forma irônica, o coordenador da FUP provocou os gestores da Petrobras; “Já que brasileiro gosta de copiar os Estados Unidos, então por que não fazemo o que o governo americano fez na crise de 2008, quando investiu bilhões na GM e evitou que a empresa quebrasse? Por que o governo não faz o mesmo com a Petrobras?, questionou Zé Maria.
Ele lembrou que o movimento sindical partiu para uma situação próativa e discutiu os rumos da empresa e apresentou alternativas para a companhia, através da Pauta pelo Brasil.
“Nós todos passamos por momentos muito difíceis nessa empresa, sendo tratados como ladrões, fruto da campanha da mídia de desestabilizar a Petrobrás depois da descoberta do Pré-Sal. Será que vocês não veêm isso? Estamos desde março do ano passado no Congresso Nacional disputando com os senadores e deputados os rumos do Pré-Sal, tentando evitar que seja aprovado o projeto de lei que tira a Petrobrás da operação do Pré-Sal. Essa empresa sem o Pré-Sal não sobrevive. Ela acaba e todos nós vamos para o buraco. Todo mundo aqui sabe disso, mas finge que não vê”.