Zé Maria: “Não pode ficar esperando Dilma vetar”

A CUT, a FUP e outras entidades do movimento sindical fluminense realizaram ato unificado, no Rio, pela passagem do 1º de Maio, o Dia do Trabalhador. O coordenador da FUP, José Maria Rangel, foi um dos sindicalistas que se revezaram no palanque montado em frente aos Arcos da Lapa e chamou os trabalhadores e enfrentar a onda conservadora no País.

“Milhões de trabalhadores passaram a ocupar espaços que antes só eram ocupados pela burguesia. A direita quer dizimar todos os vermelhinhos do Brasil”, disse José Maria, lembrando que atualmente o País tem “o congresso mais conservador desde 1964”.

Segundo ele, os trabalhadores não podem apenas esperar que a presidenta Dilma vete projetos que cortam direitos, como o PL 4330, que amplia a terceirização. O sindicalista defende que os trabalhadores ganhem as ruas: “não pode cruzar o braços e ficar esperando Dilma vetar, tem que reagir”. 

José Maria também citou a ofensiva contra a Petrobrás e o pré-sal. Para o coordenador da FUP, querem mudar a lei da partilha e acabar com o fundo soberano. 

O ato unificado teve caráter político e cultural e, além dos discursos dos sindicalistas, contou com apresentações artísticas.

Vídeo

Um militante registrou com celular um trecho do discurso de José Maria Rangel no ato público. Assista aqui.

Por Sindipetro NF