Zé Maria acrescenta Saúde e Segurança do trabalhador no CA

Blog Zé Maria no C.A

No dia 16 de junho, Zé Maria participou de reuniões do Comitê e do CA.

O Comitê de Meio ambiente do Conselho de Administração aprovou por unanimidade as propostas de Zé Maria para mudança do Regimento Interno do órgão. Na próxima reunião do CA as propostas devem se efetivar:

  • Incluir a saúde e a segurança do trabalhador entre os objetivos centrais da atuação do Comitê de Meio ambiente;
  • Reduzir a periodicidade das reuniões de trimestral para bimestral;
  • Manter a realização de reuniões com no mínimo dois membros.

Não é pouca coisa. Em toda a história da Petrobrás surge um Conselho de Administração que pode incluir os interesses dos empregados e das empregadas no centro das discussões.

Para que isso resulte em decisões e medidas práticas mais do que nunca a ação sindical precisa ser fortalecida com a ampla participação dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Nossas entidades têm que multiplicar sua ação na investigação das condições de saúde e segurança em cada unidade. Levantar e denunciar os problemas municiando Zé Maria para fortalecer seu trabalho no CA.

Já o Conselho de Administração discutiu e deliberou sobre duas importantes questões referentes aos programas PRODESIN, PRONGÀS e o Relatório de Auditoria Interna .

No primeiro foi deliberado desinvestimento em metade da exploração na Nigéria.  Para nós é fundamental que a empresa concentre seus investimentos no Brasil, inclusive com o desejado fim dos leilões. Por esse motivo nosso representante, Zé Maria, votou a favor da saída de metade do projeto naquele país africano.

A exploração do gás de xisto (PRONGÁS) foi objeto de uma explicação sobre os impactos. Nosso representante no CA manifestou sua preocupação com a atividade cujos impactos ambientais dessa exploração não estão suficientemente esclarecidos. Lembrou que países como a França e a Bulgária a proíbem.

Zé Maria não ficou satisfeito com o relatório de atividades da auditoria interna referente ao primeiro trimestre de 2013. Por isso ele deve ser objeto de seu primeiro pedido de esclarecimentos adicionais à direção da empresa.

Outra importante decisão do CA foi a aprovação da reincorporação da participação do Sistema Petrobrás no COMPERJ na área petroquímica, antes cedida a uma subsidiária. A decisão contou com a aprovação de Zé Maria.

Finalmente o CA aprovou a ata da última reunião e marcou a próxima para o dia 9 de agosto.