Documento foi assinado na terça-feira (15), após a Petrobrás retirar trecho que, na prática, faria com que os petroleiros renunciassem às ações relacionadas aos passivos trabalhistas anteriores
[Por Guilherme Weimann, da comunicação do Sindipetro Unificado]
Na tarde de terça-feira (15), o Sindipetro Unificado assinou o acordo relativo à tabela de turno da Refinaria de Capuava (Recap), localizada em Mauá (SP). Na última semana, mais de 90% dos trabalhadores da unidade aprovaram o documento, após a Petrobrás – dona da refinaria – tomar a decisão de retirar o parágrafo segundo da quarta cláusula.
O trecho reconhecia a legalidade das tabelas anteriores, o que, na prática, resultaria na renúncia das ações relacionadas aos passivos trabalhistas anteriores.
Por se negarem a assinar o documento com esse parágrafo, os petroleiros da Recap ficaram por mais de três anos com uma tabela 3×2 (três dias de trabalho por dois de descanso), imposta pela empresa.
Para o operador da Recap e diretor da Sindipetro Unificado, Juliano Deptula, a assinatura desse documento é uma prova de que a coletividade saiu vitoriosa: “Mesmo com as dificuldades pessoais, o coletivo prevaleceu e provou que, juntos, é possível resistir e avançar. Todos os trabalhadores e trabalhadoras que participaram desse processo têm que se reconhecer nesta vitória”.
A nova tabela de turno será implementada a partir do dia 21 de agosto, com jornada de 12 horas, semelhante à tabela que está em vigor na Refinaria de Paulínia (Replan) desde 2021.