Sindipetro NF indica reuniões gerais nas plataformas sobre condições a bordo

As péssimas condições de alimentação nas plataformas são um dos eixos de luta que levou o Conselho Deliberativo da FUP a indicar estado de greve e mobilizações no Sistema Petrobrás

[Da imprensa do Sindipetro NF]

Reunida na última sexta-feira, 10, a Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF decidiu indicar para a categoria petroleira, embarcada em plataformas de petróleo da sua base sindical, a realização de Reuniões Gerais por unidade para aprovação de um manifesto da entidade sobre o caos na alimentação e na hotelaria, assim como elaboração de um relatório sobre as atuais condições de habitabilidade por plataforma.

O sindicato tem denunciado a gravidade da situação de diversas plataformas, onde trabalhadores encontram comida estragada, cozinhas sem higiene, falta de produtos e banheiros em condições degradadas. Ainda que um diálogo com representantes da empresa esteja sendo mantido em busca de soluções para estes problemas, o Sindipetro-NF entende que a resolução deve ser mais célere e mais compatível com a gravidade do problema.

leia também:

A entidade orienta a categoria a bordo a fazer uma reunião geral na sala de cinema da plataforma, chamando todos os trabalhadores embarcados — tanto da Petrobrás quanto das empresas privadas contratadas, exceto chefia — para que seja discutida a realidade da hotelaria na unidade.

Na reunião, o sindicato indica que em cada unidade marítima seja feita a leitura e aprovação do manifesto (abaixo) e respondido o levantamento da situação a bordo sobre saúde, higiene, alimentação (em um formulário do Google no link abaixo).

Formulário para informar situação a bordo

https://forms.gle/gzxESJoV62ovpzbh7

Manifesto a ser aprovado:

Manifesto-a-ser-submetido-as-plataformas_Maio-2024

As reuniões podem ser realizadas imediatamente, com prazo final para retorno dos resultados de aprovação do manifesto e dos conteúdos dos levantamentos no dia 20 de maio.

O sindicato destaca a importância da participação de todos os petroleiros e de todas as petroleiras, nesta questão que atinge a categoria em algo essencial à vida, à segurança e à dignidade humana.

Confira vídeo do coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, onde reforça a convocação à categoria.

Caos na Alimentação: NF indica reuniões gerais a bordo com aprovação de manifesto e levantamento da situação