Vitória na luta contra os blindados

Blindado

Blindado

Os petroleiros e petroleiras do grupo D da REDUC mostraram força na 1ª setorial realizada em 2018 pela direção do Sindipetro Caxias. Em um ato contra a implantação do retorno com carro blindado na madrugada, o Sindicato cortou a rendição às 7h e os trabalhadores organizaram um piquete no Arco da REDUC por mais de 2 horas.

Ao mesmo tempo em que a Refinaria convocou reforço da Polícia Militar no Arco, os diretores Luciano e Calixto se reuniram com o gerente de RH para exigir que a prática não seja implantada e que a empresa apresente o plano ao Sindicato. Graças à força da união dos trabalhadores junto com o Sindipetro Caxias, a Refinaria suspendeu o retorno na madrugada e os carros blindados.

A direção vai voltar a se reunir com a gerência de RH para analisar a medida amanhã, dia 19/01, as 14h. Durante o ato, o Sindicato ouviu as manifestações dos trabalhadores que mostraram apreensão e medo de ter que andar em uma região estatisticamente insegura, com carros blindados que colocam suas vidas em risco no trajeto para o trabalho.

Mesmo com esta primeira vitória, a categoria precisa continuar mobilizada. Estamos em assembleia permanente e estado de greve, a qualquer momento o sindicato pode convocar a categoria para a luta. Assim como no TECAM, onde o diretor Cardoso apresentou durante a setorial o histórico da luta dos trabalhadores que resistiram contra a intenção da empresa de colocar os petroleiros na função dos motoristas, a categoria se manteve unida e não assumiu este risco. Devemos nos manter resistentes contra mais um ato da empresa que visa o lucro e não se responsabiliza pela vida do trabalhador.

Caso a Refinaria implemente os blindados, o Sindicato propõe:

1- Acabar com a meia-dobra;
2- Parar de dirigir dentro da Refinaria; 
3- Fazer ciranda no turno, trabalhando 16h.

 

Via Sindipetro Caxias