“Vira, vira voto”: Artistas lançam música por voto útil em Lula no primeiro turno

Foto: reprodução/YoutuBe

“Vira o voto hoje, pense no amanhã”, diz a letra da música do clipe que conta com a participação de mais de 50 artistas. Vídeo, de aproximadamente dois minutos, viralizou nas redes

[Com informações da Rede Brasil Atual e do Poder 360]

Vários artistas e profissionais da música, cinema e TV participaram da gravação de um vídeo pela “virada” de voto em favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais, em 2 de outubro. A iniciativa se soma a outros movimentos pelo chamado “voto útil”, para tentar definir a eleição ainda no primeiro turno, sem necessidade de nova rodada no dia 30.

As pesquisas mais recentes de intenção de voto têm mostrado possibilidade de a disputa pela Presidência da República ser definida no primeiro turno. Nesta quarta-feira (21), por exemplo, levantamento Genial/Quaest mostra Lula com 44%, aumentando para 10 pontos percentuais a dianteira sobre Jair Bolsonaro (PL). Um dia antes, o Ipec apontou o petista com 47%. Já pelo Datafolha, que divulgou pesquisa na semana passada, o ex-presidente tem 45%.

Para alguns analistas, a definição já no primeiro turno reduziria a chance de o atual presidente tentar alguma medida de contestação do resultado. Isso porque a eleição se definiria juntamente com a escolha de deputados e senadores – e também pelo menos parte dos governadores. A campanha não fala em nomes. Mas se dirige principalmente aos eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado nas pesquisas, mas distante dos dois primeiros.

Conheça a letra e veja o vídeo

“Vira vira voto, vira vira vira/ Vira vira voto, vira vira vira/ Vira o voto da Maria, o voto do João/ Vira o voto do colega, o voto do patrão/ Vira o voto do padeiro, do advogado/ Vira o voto do seu crush, do seu namorado/ Vira o voto do vizinho, o voto da família/ Tem pai virando voto por causa da filha/ Vira o voto do WhatsApp, Face e Instagram/ Vira o voto hoje, pense no amanhã”, diz a letra. No final, a canção afirma que “cada vira voto é coragem, resistência e esperança”.

Alguns dos artitas que participam do vídeo: Nando Reis, Duda Beat, Arnaldo Antunes, Deborah Evelyn, Caetano Veloso, Silvero Pereira, Denise Fraga, Caco Ciocler, Marcelo Faria, Mart’nália, Beto Bruno, Alinne Moraes, Natália Lage, Drica Moraes, Margareth Menezes, Zezé Polessa, Daniela Mercury, Luísa Mell, Bruno Garcia, Marina Person, Gal Costa, Cissa Guimarães,  Gilsons,  Mônica Martelli, Denise Fraga, Dado Villa Lobo, Cláudia Abreu, Evandro Mesquita, Marina Ribeiro,  Sérgio Loroza, Maria Bethânia, entre outros