Violência contra as mulheres: não em nosso local de trabalho, não no nosso sindicato

Sindicato Global IndustriALL clama entidades à aderirem à Campanha Internacional de Repúdio à Violência Contra as Mulheres

A violência contra as mulheres no local de trabalho está presente em todos os setores da indústria. Trata-se de uma violação dos direitos humanos, um obstáculo à igualdade de gênero. E entre as violências no ambiente de trabalha que afetam seriamente a vida das mulheres trabalhadoras em todo o mundo destaca-se o assédio sexual.

A violência contra as mulheres no trabalho é uma questão sindical fundamental que atinge os direitos das trabalhadoras, a segurança, a saúde e a dignidade.

A pedido das entidades afiliadas, o IndustriALL Global Union desenvolve desde 2017 uma Campanha internacional para a que os sindicatos assumam o combate à erradicação da violência contra a mulher no ambiente de trabalho.

O objetivo dessa campanha é mobilizar e fortalecer a ação das entidades sindicais afiliados e disseminar informações da campanha global da CSI para uma convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a violência baseada no gênero (GBV).

Nossa luta é por uma Convenção abrangente da OIT complementada por uma recomendação, com foco forte na prevenção, tratamento e reparação da violência baseada no gênero no mundo do trabalho.

Ações da Campanha

Iniciada em 2017, IndustriALL promoveu uma mobilização em 25 de novembro divulgando a necessidade dos sindicatos assumirem o compromisso “Violência e assédio contra as mulheres: NÃO EM NOSSO LOCAL DE TRABALHO, NÃO NO NOSSO SINDICATO”

Agora, neste 8 de Março de 2018, o sindicato global está mobilizando às entidades sindicais para participação nos atos públicos do Dia Internacional da Mulher, está fortalecendo a participação nas discussões na OIT sobre a Convenção relacionada à violência de gênero, e está coletando exposição de casos de violência contra mulheres nos setores da IndustriALL.

Como contribuir

As entidades sindicais podem contribuir com a campanha fazendo lobby junto aos governos  e associações dos empresários; coletando dados e informações sobre violência contra mulheres nos  setores da IndustriALL; e fazendo alianças com os movimentos da sociedade civil organizada.

[Via CNQ]