VII Congresso da CNQ-CUT começa nesta terça-feira, em São Paulo

CNQ/CUT

O tema Desenvolvimento com Geração de Trabalho Decente e Fortalecimento do Ramo Químico será o foco dos debates do VII Congresso Nacional da CNQ-CUT, que acontecerá de 2 a 4 de julho, em Campinas, São Paulo. O evento contará com 300 participantes de todo o país na discussão da conjuntura atual e temas como mulher trabalhadora, juventude, macrossetor e estrutura sindical, já que o objetivo é elaborar um plano de ação rumo à consolidação da Confederação.

Lucineide Varjão, Coordenadora da CNQ-CUT, ressalta: “O nosso VII Congresso acontece num momento de grandes mobilizações nacionais e de campanhas importantes para o ramo químico como, por exemplo, o combate à terceirização e a luta em defesa do emprego de qualidade. Ao lado da CUT, a CNQ também continua nas ruas em defesa da Pauta da Classe Trabalhadora e da democracia”.

Instância máxima de deliberação da categoria, o Congresso reunirá representantes de 80 entidades cutistas do país para construir e referendar um plano de lutas e ações em nível nacional. “O alto grau de representatividade já foi revelado durante as Plenárias Regionais. De outubro de 2012 a abril de 2013, percorremos o Brasil para levantar as necessidades e expectativas locais e testemunhamos uma intensa troca de experiências”, argumenta Lucineide.

Para ela, a efervescência desses encontros reflete o momento atual. “A expectativa dos delegados é grande porque pretendemos reforçar bandeiras históricas como a redução da jornada, defesa da saúde e segurança, OLT, Contrato Coletivo de Trabalho, igualdade de oportunidades e de direitos entre outras reivindicações que unificam a categoria do ramo químico”, arremata Lucineide.

Representantes da CUT, da IndustriALL e dos ramos industriais que integram o macrossetor já confirmaram presença e devem prestigiar o Congresso da CNQ-CUT. João Pedro Stédile, integrante da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), contribuirá com a análise de conjuntura. Após a sua intervenção, haverá um momento garantido para o posicionamento das forças políticas sobre a conjuntura.

PROGRAMAÇÃO DO VII CONGRESSO NACIONAL DO RAMO QUÍMICO DA CUT

Auditório do Hotel Solar das Andorinhas, Campinas, SP

DIA 02/07 – TERÇA-FEIRA

10h00 – Abertura com a participação de representantes das entidades:
● CUT Nacional
● CUT Estadual São Paulo
● Federações do Ramo
● IndustriALL
 

12h30 – Apreciação e aprovação do Regimento Interno

Das 13h00 às 14h00 – Intervalo para almoço
14h00 – Análise de conjuntura – com João Pedro Stédile, integrante da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
15h30 – Posicionamento das forças políticas sobre conjuntura
16h00 – Mesa temática – Mulher Trabalhadora
17h00 – Mesa temática – Juventude Trabalhadora
18h00 – Balanço da Direção
18h30 – Encerramento do primeiro dia

DIA 03/07 – QUARTA-FEIRA

09h00 – Mesa temática: Macrossetor
● Sérgio Nobre – CUT Nacional
● Representantes dos ramos industriais que integram o macrossetor
– Posicionamento sobre conjuntura setorial e apresentação dos gargalos do ramo – com Marilane Teixeira, assessora econômica da Confederação

Das 13h00 às 14h30 – Intervalo para almoço

14h30 – Estrutura sindical – Desafios da CNQ-CUT e do Ramo Químico

● Jacy Afonso – CUT Nacional
16h00 – Apreciação das alterações no Estatuto da CNQ-CUT
17h00 – Encerramento do segundo dia

DIA 04/07 – QUINTA-FEIRA

08h30 – Apreciação dos temas transversais:
● Leitura e apreciação dos textos
11h00 – Plano de lutas
12h30 – Eleição da nova direção
13h30 – Encerramento do Congresso

Das 13h30 às 14h30 – Intervalo para almoço