Via Campesina ocupa Palácio do Governo, no Ceará, exigindo o cancelamento do leilão de Libra

MAB

Desde o início da manhã desta quarta-feira (16), cerca de 800 militantes da Via Campesina e do Levante Popular da Juventude ocupam a sede da Associação de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE) e a entrada do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, em Fortaleza, capital do Ceará.

A atividade, que faz parte da Jornada Nacional de Lutas, reivindica o cancelamento do leilão de Libra, previsto para o próximo dia 21, mais áreas para a reforma agrária, políticas destinadas à soberania alimentar, acesso e distribuição de água na região, além da aprovação imediata da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

Os manifestantes conseguiram uma audiência com o Deputado Camilo Santana e com os secretários da Secretaria da Cidade e do Desenvolvimento Agrário, que acontece nesta manhã para discutir os pontos de pauta.

Segundo o integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, José Josivaldo Alves de Oliveira, os principais eixos que serão discutidos será a soberania energética, principalmente relacionada ao cancelamento do leilão de Libra, a retomada da reforma agrária e a aprovação da PNAB.

“O governador precisa, no mínimo, se posicionar em relação a essas questões que são de suma importância pra todo o povo brasileiro. Ele terá que se colocar na questão do petróleo, da reforma agrária e da necessidade de criação de uma política de direitos das populações atingidas”, afirmou.