Veja como foi a reunião da Comissão Local de SMS

Sindipetro-MG

Na última quarta-feira, dia 18, aconteceu mais uma reunião da Comissão de SMS Local na Regap, conforme acordado na cláusula 108ª do ACT. Este é o espaço para discutir as questões envolvendo o dia a dia dos trabalhadores nas unidades da Petrobrás. Esta reunião acontece a cada dois meses e os trabalhadores podem sugerir os assuntos que precisam ser abordados. Basta mandar um e-mail para o Sindicato ou fazer contato com um diretor na área.

                1)Melhorias na CIC com ênfase às questões ergonômicas: este assunto tem sido tratado em função do índice elevado de ruído. Segundo a direção da Regap, está em andamento um projeto de ampliação do local. Serão tomadas medidas para atenuar a situação de acordo com a recomendação de profissional da Universidade Federal de Uberlândia. Foi formada uma comissão para tratar este assunto em que os trabalhadores podem opinar para tornar o ambiente melhor para todos.

                2)Instalações dos trabalhadores na área de carregamento: está em andamento um projeto de ampliação da plataforma de carregamento. Está sendo feito uma licitação para melhorar o local onde ficam os trabalhadores que fazem o carregamento, como sala, copa, banheiros. A previsão é que até o mês de novembro terá uma melhoria nesta área, oferecendo mais conforto e segurança para os trabalhadores.

                3)Mudanças no ASO: prevista na cláusula 107ª em seu parágrafo 2º do ACT 2011/2013, nos Atestados de Saúde Ocupacional – ASO dos exames periódicos deste ano, já estão constando os riscos ocupacional a que o trabalhador está exposto conforme constam no PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. Portanto, acompanhe seu atestado e verifique estas informações. Na dúvida, procure o Sindicato.

                4)Novas instalações dos operadores das casas de controle do DH e CCF: concluída a obra no antigo prédio da produção. Será entregue até o dia 31 de agosto. Com isso, os operadores além do conforto proporcionado por ter instalações mais modernas para a passagem de serviço, também evitarão o trânsito pelo meio da unidade de processo para acessar a casa de controle como acontece hoje. Como os ônibus de turno não acessarão mais a avenida central viabiliza-se deslocar o ponto final para as áreas mais ao fundo da refinaria o que certamente acarretará em ganho de tempo para os trabalhadores.

                5)Questão de gênero: devido à demanda das nossas companheiras no que se refere aos problemas levantados de discriminação, o sindicato pautou também este assunto na reunião, para que a empresa encontre meios de coibir as situações de constrangimento que foram relatadas no nosso boletim. As iniciativas que contribuem para que o ambiente de trabalho seja o mais respeitoso possível precisam ser intensificadas para que as mulheres se sintam bem integradas a este ambiente. Igualdade entre homens e mulheres não pode ser frase meramente de efeito. É preciso que ela aconteça na prática com oportunidade igual para todos, independentemente do gênero.