A falta de investimentos em manutenção dos equipamentos está evidente na Unidade de Hidrotratamento e Reforma Catalítica (HRC) da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.
Campeã de vazamentos, a HRC registrou mais uma ocorrência nesta quarta-feira (18). O permutador P-231306, da U-2313, foi observado por câmeras internas esguichando óleo diesel. A área foi isolada e técnicos atuam para resolver o problema.
A unidade acabou de passar pelo procedimento de parada de manutenção e cogita-se que terá de ser paralisada novamente por conta do acúmulo de incidentes registrados.
A situação da HRC desperta a indignação dos trabalhadores e levanta questionamentos sobre a gestão local. Enquanto os chefes cobram barba feita e botões de camisas fechados até a garganta, os equipamentos, apesar dos grandes esforços do pessoal da manutenção industrial, estão sucateados. Falta efetivo e os devidos investimentos em uma indústria de alto risco. O resultado disso parece óbvio, menos para os gestores.
[Via Sindipetro-PR/SC]