Vazamento de óleo na Rlam polui Baia de Todos os Santos

O Sindicato dos Químicos/Petroleiros da Bahia aponta a política de SMS da Petrobras como possível causa do vazamento de óleo…

Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

 

O Sindicato dos Químicos/Petroleiros da Bahia aponta a política de SMS da Petrobras como possível causa do vazamento de óleo, que aconteceu na Refinaria Landulfo Alves, na quarta-feira, dia 15/04, detectado por volta das 8h. A mancha de óleo atingiu a Baia de Todos os Santos e ainda não se sabe a extensão e o prejuízo ambiental, provocado pelo acidente que aconteceu quando estava sendo realizada uma manobra rotineira no separador de óleo.

 

De acordo com os operadores, a bomba utilizada tinha uma capacidade maior do que a exigida na operação e por isso era necessário o acompanhamento de um trabalhador. Mas isto não aconteceu porque o operador, que inclusive era terceirizado, precisava realizar outras manobras, pois o efetivo de operadores do setor está reduzido abaixo do necessário. Desta forma, o óleo acabou sendo drenado junto com a água e jogado ao mar. A direção do Sindicato está reivindicando o direito, negociado em Acordo Coletivo,  de participar da comissão que  vai investigar o acidente, pois até o momento não estava incluído nesta comissão. O Sindicato denuncia também que este tipo de operação (atividade fim), deveria ser executada por funcionário direto da Petrobras, e não por terceirizado.  A direção da Companhia está realizando trabalho de contenção na Baia, mas os pescadores da região reclamam da poluição e do mau cheiro e que a mancha de óleo já atingiu o manguezal, na região de Madre de Deus.