Vazamento de nafta com benzeno no HDT da Rnest expõe trabalhadores a risco de câncer

Menos de 24 horas após o Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, relatam situação de emergência na unidade. “Isso é o resultado das velhas práticas nas gerências de operação da refinaria, que ainda persistem”, afirma o Sindipetro PE/PB

[Da imprensa do Sindipetro PE/PB]

Nesta sexta-feira (06) o Sindipetro-PE/PB foi informado de mais uma emergência ocorrida na RNEST. Dessa vez, um vazamento de nafta pelo selo da bomba de carga (B-33001A) da U-33. Devido à gravidade foram acionadas as Brigadas de emergência da refinaria. Essa ocorrência é muito preocupante devido ao produto vazado conter o agente cancerígeno Benzeno, o que representa um grave e iminente risco à vida.

Tudo isso é resultado do descaso histórico da gerência de operação da unidade de HDT, pois não é de hoje que o equipamento que vazou já operava com a selagem abaixo da pressão nominal, com anuência dessa mesma gerência. Existe sim, um risco real para outras ocorrências desse tipo aconteçam.

Leia também: Em Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, trabalhadores cobram retomada dos fóruns e comissões tripartites

Até quando seremos lenientes com o atraso?

Gerências setoriais da operação continuam atuado com descaso. Hoje, a operação da Refinaria Abreu e Lima é o reflexo de decisões equivocadas de lideranças que se perpetuam na gestão e que pouco se preocupam com segurança. A desculpa do desinvestimento na refinaria já não cola mais. Já tivemos morte, incêndios e acidentes que podiam ser evitados se a gestão fosse feita por pessoas competentes.

O Sindipetro-PE/PB está acompanhando de perto essa ocorrência e espera contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro.