Vazamento de GLP coloca em risco trabalhadores e a comunidade no entorno da Reduc

Sindipetro Duque de Caxias

No dia 15 de março de 2013, durante um serviço de corte de um matagal, a máquina de cortar grama encostou num “vent” da linha de um gasoduto, provocando uma fissura e com isso um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP.

Os trabalhadores das empresas no entorno da refinaria sentiram um forte cheiro de gás o que provocou enjôo e naúsea. A refinaria só avisou o evento a Defesa Civil de Duque de Caxias após intervenção do sindicato.

Veja aqui o vídeo do vazamento

A Estrada da Fabor teve seu trânsito interrompido para que caminhões de bombeiros se posicionassem afim de montar canhões de água, fazendo assim uma prevenção no vazamento. Um trecho do gasoduto foi bloqueado e a linha alagada com água com objetivo de deslocar a massa de GLP residente na tubulação para atmosfera. Todo o gás residente foi deslocado contaminando o meio ambiente e colocando em risco trabalhadores, a comunidade e as instalações.

Neste acidente ocorrido hoje não houve incêndio, nem explosão e nem vítimas, mas em 30 de março de 1972 um vazamento de GLP culminou num grande acidente industrial que matou 42 trabalhadores. Os trabalhadores sentem muito medo quando ocorre vazamento de GLP pois vem a triste lembrança deste acidente que fará 41 anos daqui a 15 dias.