Vazamento de cloro em fábrica da Braskem intoxica 30 em Alagoas

Por volta das 18h40 do sábado, alarmes de detecção de vazamento de cloro soaram na planta da Braskem no bairro Pontal da Barra, em Maceió…





 Reuters

Um vazamento de cloro ocorrido na noite de sábado intoxicou cerca de 30 pessoas em uma comunidade pesqueira próxima de uma fábrica da Braskem em Alagoas, informou o órgão ambiental do Estado.

Por volta das 18h40 do sábado, alarmes de detecção de vazamento de cloro soaram na planta da Braskem no bairro Pontal da Barra, em Maceió. O alarme só desligou às 20h15, quando a nuvem de gás de cloro se dissipou.

Segundo o diretor técnico do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), Ricardo Cesar Oliveira, cerca de 130 pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado, que fica próximo da unidade da Braskem, com sintomas de intoxicação. Das 130, apenas 31 foram hospitalizadas, das quais 5 em estado grave.

"Quando o alarme soou a planta se desligou automaticamente, mas o alarme continuou até 20h15, o que indica que a nuvem só se dispersou nesse horário", disse Oliveira à Reuters.

Ele comentou que o vazamento ocorreu em uma área de compressão de cloro, o que provocou "um estampido forte" que foi associado pelos moradores da vila a uma explosão.

Segundo Oliveira, a grande maioria das vítimas já foi liberada do hospital. Técnicos estão avaliando o que provocou o vazamento. "Já ocorreram vazamentos (na planta), mas não nessa proporção", acrescentou.

A Braskem informou em comunicado no domingo que foram acionadas "todas as medidas de controle" e que a situação está normalizada desde 20h15 de sábado. Segundo a empresa, não há mais risco de exposição de cloro no ambiente.

"Os técnicos da Braskem estão apurando as causas do incidente… A Braskem está monitorando a situação das pessoas que moram nas proximidades da fábrica", disse o comunicado.

O diretor técnico do IMA afirmou que a empresa tem um esquema de retirada de moradores em caso de acidentes, mas no incidente do sábado não foi necessário.

A planta deverá continuar parada até que sejam identificados os motivos do vazamento. O IMA está elaborando um processo administrativo contra a Braskem que vai gerar uma multa para a empresa, disse Oliveira.

MPF dá cinco dias para Braskem explicar vazamento de cloro