Valeu a pena lutar: Sindipetro Caxias, FUP e MOPEDE conquistam anistia


Tudo começou no trágico período Collor. Centenas de trabalhadores concursados da Petroflex e da Nitriflex perderam seu ganha-pão com a implantação do Plano Nacional de Desestatização, preparatório para as privatizações. Mas eles nunca desistiram. Foram quase 20 anos de luta. E agora, em pleno Governo Lula, acabam de conquistar a tão esperada anistia

Nestes 20 anos de chumbo alguns trabalhadores faleceram desgostosos, outros adoeceram, mas muitos nunca desistiram. Queriam ver reparadas as injustiças cometidas.

Cada petroleiro pode imaginar o que é dedicar grande parte da sua vida a uma empresa e vê-la vendida, a preço de banana, para grupos capitalistas interessados apenas no lucro fácil à custa da exploração dos trabalhadores.

Com o fim do sonho comunista os capitalistas neoliberais decretaram o fim da história. Vivíamos num mundo que privilegiava a máquina em detrimento do homem. Essa era a tônica de uma era que assolou o planeta na década de 90

Neste cenário, o objetivo do Movimento dos Petroquímicos Demitidos (MOPEDE) parecia um sonho impossível de ser conquistado. Mas os companheiros não desistiram. Pediram apoio ao Sindipetro Caxias e à Federação Única dos Petroleiros (FUP) que, desde o primeiro momento, acreditaram ser possível. Afinal, o mundo dá muitas voltas e a história também.Neste momento, estamos assistindo à nacionalização de uma das empresas mais emblemáticas do capitalismo. A General Motors foi estatizada pelos mesmos que garantiam que o melhor para a economia mundial era o livre mercado e a privatização das empresas. O tempo mostrou que eles estavam redondamente enganados. A verdade é que a história nunca vai ter fim

Ironicamente, nos Estados Unidos e na Inglaterra, berços do capitalismo, muitos bancos, seguradoras e outras empresas estão passando ao controle do Estado. Hoje, no Brasil, temos várias das empresas que foram privatizadas voltando ao controle estatal, inclusive a própria Petroflex.

Tanto sofrimento em vão. Tantas famílias destruídas por nada. Mas os companheiros do MOPEDE acreditaram que havia uma luz no fim do túnel. De início, um primeiro grupo de 65 homens e mulheres acaba de ser anistiado. Faltam ainda algumas centenas de injustiçados que, certamente, também receberão a anistia.

A verdade é que os trabalhadores estão recebendo muito mais que seus empregos de volta. Estão recuperando a sua dignidade. Todos, em breve, estarão integrando novamente os quadros da nossa Petrobras. Sejam benvindos companheiros. Somos todos petroleiros.