É nesta quarta, às 07h, ação do gás a preço justo em Brasília

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) junto com todos os seus sindipetros vão promover nesta quarta-feira, 13, às 7h, na cidade satélite de São Sebastião – Brasília DF, a ação “Preço Justo”. Cerca de 100 botijões de gás de cozinha (13 litros) serão disponibilizados para venda, cada um R$ 50, valor que corresponde pelo menos a metade do preço praticado hoje no mercado. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que, de abril de 2021 a abril deste ano, o preço do botijão de gás aumentou mais de 32% no Brasil. O reflexo desse dado os trabalhadores sentem no bolso.

Representantes da FUP e de todos os sindipetros filiados estarão presentes para, além de prestar a ajuda humanitária, explicar à população sobre os prejuízos da política de reajustes dos combustíveis baseada no Preço de Paridade de Importação (PPI), adotado pela Petrobrás desde outubro de 2016, que considera o preço do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar. O impacto vai além do valor dos derivados de petróleo, como gás de cozinha, óleo diesel e gasolina, também afeta os preços dos alimentos, transportes e demais itens, num efeito cascata com forte impacto sobre a inflação.

“Os preços dos combustíveis estão descolados da realidade dos brasileiros, pressionados pela inflação e por essa cruel política de preços da gestão da Petrobrás. Para mudar esta realidade, basta a empresa parar de usar somente a cotação do petróleo e do dólar e os custos de importação, e passar a considerar também os custos nacionais de produção. Afinal, 90% dos derivados de petróleo que a gente consome são produzidos no Brasil, em refinarias da Petrobrás”, alerta o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.